A segunda-feira (28) em Santa Catarina foi de tempo firme e sol na maior parte do estado, mas a mudança já está a caminho.
Imagens de satélite capturaram nesta noite um ciclone extratropical no oceano e o avanço de uma intensa massa de ar seco e frio de origem polar em direção ao Sul do Brasil, com reflexos já sentidos em território catarinense.
A influência da massa de ar polar é evidente não apenas na ausência de nuvens que cobre o estado, mas principalmente no declínio acentuado das temperaturas.
Segundo informações da Defesa Civil, na noite desta segunda-feira, as temperaturas variam entre 10 e 15°C do Extremo Oeste ao centro de Santa Catarina. No Litoral e Vale do Itajaí, os termômetros marcam entre 15 e 22°C. A Serra Catarinense já registra os menores valores, com pontos entre 3 e 5°C.
A previsão para as próximas horas indica que as condições climáticas permanecerão estáveis em todo o estado. No entanto, o frio se intensificará ainda mais durante a madrugada, com as temperaturas se aproximando de 0°C nos pontos mais altos da Serra, no Planalto Norte, Planalto Sul e no Meio Oeste.
A terça-feira (29) amanhecerá gelada. As temperaturas mínimas devem oscilar entre 2 e 8°C entre o Meio-Oeste e os Planaltos. Nas demais regiões, a variação será entre 7 e 17°C.
A Defesa Civil alerta que, nas primeiras horas da manhã de terça-feira, a sensação de frio será ainda mais intensa na faixa litorânea catarinense devido à atuação do vento Sul. Há também condições para a formação de névoa ou nevoeiro, especialmente na região leste do estado.
Diante da queda brusca das temperaturas, a Defesa Civil emitiu um alerta para risco moderado de desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, recomendando atenção especial à população mais vulnerável.