refis

tres_barras

Morador de rua é condenado por homicídio após briga por local para dormir em SC

Avatar photo
Crime foi cometido em 2024. Agressor foi condenado por homicídio qualificado e cumprirá pena em regime fechado.

LEIA TAMBÉM

Um conflito por um espaço para dormir resultou em tragédia em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, e levou à condenação de um homem em situação de rua por homicídio qualificado.

O crime ocorreu em janeiro de 2024 e teve como vítima um homem de 55 anos, também em condição de vulnerabilidade social, brutalmente agredido na cabeça com um pedaço de madeira.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o autor do crime agiu com intenção deliberada de matar — o chamado animus necandi. A denúncia apontou que a vítima foi atacada em dois momentos distintos: primeiro, em frente a um supermercado da região central da cidade, e depois, já ferida, na faixa de areia da praia, enquanto tentava se limpar.

Imagens de câmeras de segurança, relatos de populares e de profissionais do SAMU foram fundamentais para identificar o agressor, que inicialmente tentou se apresentar como testemunha, mas acabou confessando o crime. Conforme os autos, o ataque foi brutal e sem chance de defesa para a vítima.

O réu foi denunciado por homicídio qualificado, com agravantes de motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. A denúncia foi aceita pela Justiça, que o levou a júri popular.

A sessão de julgamento ocorreu nesta quinta-feira (29) e os jurados seguiram integralmente a tese do Ministério Público, resultando na condenação do réu a 16 anos e 4 meses de prisão em regime fechado.

A promotora de Justiça Micaela Cristina Villain, que atuou no caso, destacou a dimensão social e a gravidade do crime:

“Infelizmente, ambos estavam em situação de vulnerabilidade. No entanto, nada justifica o uso extremo da violência. O que vimos foi uma execução por motivo fútil, com requintes de crueldade. A sociedade precisa dar uma resposta clara a esse tipo de crime”, afirmou.

O condenado permanecerá no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, onde já se encontrava preso preventivamente, e iniciará imediatamente o cumprimento da pena.

Notícia Anterior

VISITA RELÂMPAGO
Lula desembarca em SC para cerimônia de retomada das operações do Porto de Itajaí

Próxima Notícia

SEGURANÇA PÚBLICA
Detento foge do Presídio de Canoinhas e é recapturado em quintal de residência

VOCÊ VIU?