Temporal com morte em SC antecede fim de semana gelado com risco de geada

Avatar photo
Homem morreu atingido por árvore em Palmitos; crianças ficaram feridas após queda de parede em ginásio escolar em Mondaí.

Nesta sexta-feira (09), a passagem de uma frente fria por Santa Catarina favoreceu o desenvolvimento de temporais acompanhados de vendavais, raios e queda de granizo, especialmente na região do Grande Oeste catarinense.

Pelo menos dois homens foram atingidos por árvores – um deles morreu, segundo o Corpo de Bombeiros.

A morte ocorreu na área rural de Palmitos, no momento em que fortes rajadas de vento atingiam a região. A vítima, de 51 anos, passava a pé pelo local quando foi atingido. Quando os socorristas chegaram ao local, o homem já estava morto.

A Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas para o local. A identidade da vítima não havia sido divulgada até a última atualização da reportagem.

Queda em ginásio

Uma forte rajada de vento também derrubou uma parede de um ginásio escolar e seis crianças que estavam na aula de educação física foram atingidas por detritos em Mondaí. Elas tiveram escoriações leves nas pernas e braços.

Os bombeiros foram acionados e após avaliação inicial, encaminharam as vítimas ao hospital da cidade para exames médicos detalhados, por precaução.

Muro de ginásio escolar atinge crianças após rajada de vento em Mondaí – Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

Previsão do tempo

Para esta noite, de acordo com a Defesa Civil, há previsão de fortes rajadas de vento e temporais em algumas regiões do estado, como Planalto Norte, Médio Vale do Itajaí e Meio-Oeste.

Ao longo da madrugada de sábado (10), as condições para temporais e os riscos associados diminuem. No entanto, ainda pode chover de forma intermitente e com intensidade moderada no Planalto Norte e no Litoral Norte. Ao longo do sábado, o tempo volta a ficar firme em todas as regiões e, à tarde, as rajadas de vento sul se intensificam no litoral, com valores de até 50 km/h.

Entre a noite de sábado (10) e a madrugada de domingo (11), as temperaturas entram em declínio, especialmente entre os Planaltos e as regiões serranas da Grande Florianópolis.

Há condições para formação de geada nas primeiras horas da manhã, especialmente nas regiões entre os Planaltos e o Meio Oeste.

No domingo (11), o tempo firme predomina. Temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, mínima de 0° a 4°C e chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura amena de 18 a 23°C no estado.

As rajadas de vento de até 50 km/h ainda podem ocorrer no Litoral de Florianópolis e no Litoral Sul, principalmente durante a tarde. O mar fica pouco agitado no Litoral Sul, com ondas de até 2,0 metros.

O tempo volta a ficar instável na segunda-feira (12) nas áreas litorâneas, devido à circulação marítima, com previsão de chuva fraca e intermitente ao longo do dia. Nas demais regiões, o dia será marcado por sol entre poucas nuvens e não chove. 

VOCÊ VIU?