Influenciado pela atuação de um ciclone no litoral, o estado de Santa Catarina enfrenta nesta segunda-feira (28) fortes rajadas de vento que chegaram a quase 100 km/h em diversas cidades, causando desde árvores derrubadas e veículos danificados até cortes no fornecimento de energia elétrica.

A Defesa Civil emitiu alerta para o risco de destelhamentos, queda de galhos e árvores, além de danos à rede elétrica. No mar, a previsão é de ressaca e ondas que podem superar os 5 metros de altura.
Até as 14h desta segunda-feira, as maiores velocidades do vento registradas no estado foram:
- Urupema (Serra): 98,4 km/h
- Siderópolis (Sul): 87,8 km/h
- Rancho Queimado (Grande Florianópolis): 81,4 km/h
- Major Gercino (Grande Florianópolis): 78,7 km/h
- Jaraguá do Sul (Norte): 73,5 km/h
- Major Vieira (Norte): 68,8 km/h
Impactos e danos pelo Estado
A forte ventania impactou diretamente o fornecimento de energia. Às 15h17 desta segunda-feira, 44.632 mil unidades consumidoras estavam sem luz, de acordo com a Celesc.
Em Tubarão, no Sul do estado, uma placa caiu sobre uma moto e um carro, e uma árvore foi arrancada pela raiz pela força do vento.
O ciclone também afetou o tráfego aéreo. Um avião que transportava a delegação do time de futsal de Sorocaba precisou arremeter no aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, e fez um pouso emergencial em Florianópolis.
A aeronave havia partido de Campinas pela manhã, mas não conseguiu pousar em Joaçaba, no Oeste catarinense, devido às condições climáticas adversas.
Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a Defesa Civil registrou seis quedas de árvores e um destelhamento por volta das 13h30, com ventos atingindo 55,1 km/h na cidade.
Acidente em Rodeio
Na noite de domingo (27), um painel de LED desabou sobre o público de um rodeio em Rio Negrinho, no Norte de Santa Catarina. O incidente deixou ao menos quatro pessoas feridas. Segundo a prefeitura, chovia e ventava muito no momento da ocorrência. As vítimas foram levadas ao hospital para avaliação e já receberam alta.
Queda brusca de temperaturas
Além dos ventos intensos, uma massa de ar frio avança sobre Santa Catarina nesta segunda-feira. Essa massa de ar, além de derrubar drasticamente as temperaturas, irá estabilizar o tempo a partir de terça-feira e ao longo do restante da semana.
O declínio mais acentuado na temperatura deve ocorrer entre a noite de segunda (28) e o amanhecer de terça-feira (29), com uma queda de aproximadamente 10 °C, principalmente nas regiões Oeste e Serra.






