festival

Motorista é resgatado das ferragens após caminhão sair da pista em União da Vitória

Avatar photo
Homem de 38 anos foi resgatado consciente pelos bombeiros após 30 minutos de operação de desencarceramento.

Um motorista de 38 anos foi resgatado das ferragens de seu caminhão no início da madrugada deste sábado (23) após o veículo sair da pista na PR-447, rodovia Prefeito Affonso Nadolny, em União da Vitória, Paraná.

A operação de socorro, que durou cerca de 30 minutos, contou com o apoio de equipes do Corpo de Bombeiros de Porto União (SC), que se deslocaram para auxiliar o Corpo de Bombeiros paranaense.

O acidente ocorreu por volta da 01h, quando as guarnições do Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-194) e do Auto Socorro de Urgência (ASU-516) de Porto União foram acionadas via COBOM (Central de Operações do Corpo de Bombeiros) para prestar apoio na ocorrência.

Ao chegarem ao local, os socorristas confirmaram que o condutor de um caminhão Ford estava encarcerado no interior da cabine.

A vítima, que se encontrava consciente e responsiva, apresentava ferimentos corto-contusos nos membros inferiores. O motorista estava com a perna direita presa entre o painel e a estrutura do veículo, além de ter a região abdominal comprimida pelo volante.

Imediatamente, a equipe de resgate isolou a área para garantir a segurança da operação e iniciou o procedimento de desencarceramento.

Utilizando ferramentas de corte e expansão eletro-hidráulicas, como tesoura, expansor e cilindro hidráulico, os bombeiros trabalharam para remover os obstáculos que prendiam a vítima.

Durante todo o processo, o motorista recebeu assistência da equipe de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que monitorou continuamente seus sinais vitais. Após aproximadamente 30 minutos de trabalho técnico, a vítima foi completamente liberada das ferragens e removida para uma maca rígida.

O homem foi então entregue à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também estava presente no local, e encaminhado ao hospital para receber atendimento médico.

Após o resgate, a cena do acidente permaneceu sob a responsabilidade da Polícia Rodoviária Estadual do Paraná, que realizou os procedimentos cabíveis para apurar as causas da saída de pista.