Santa Catarina mantém a liderança como o estado mais seguro do Brasil, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados, Edição 2025.
O estado se mantém na 2ª posição no Ranking Geral do país, atrás apenas de São Paulo. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 27 de agosto.
Santa Catarina manteve a liderança nacional no pilar de Capital Humano, ocupando a 1ª posição entre todas as unidades da federação. Também se mantém na liderança como o estado mais seguro do país, com nota 100 no ranking.
Nesta edição de 2025, o estado conquistou a 2ª colocação no pilar de Inovação, após subir duas posições em relação ao ano anterior.
Outro destaque conquistado foi em Potencial de Mercado, em que saltou do 10º para o 3º lugar. Já em Sustentabilidade Ambiental, o estado ganhou três posições, demonstrando avanços na área.
“Santa Catarina segue em destaque e cada vez mais próxima de São Paulo, para assumirmos o primeiro lugar nacional. Em 2021, a diferença de nota entre os dois Estados era de 4,2 pontos. Agora, caiu para apenas 1,4 ponto. É como eu digo, já somos o Estado mais seguro do País e agora esse protagonismo, essa liderança, nós estamos levando para várias outras áreas também”, afirma o governador Jorginho Mello.
Florianópolis, pelo terceiro ano consecutivo, foi considerada a cidade mais competitiva do Brasil.
Outros seis municípios catarinenses ficaram entre os 50 primeiros: Jaraguá do Sul (12º), Blumenau (14º), São Bento do Sul (20º), Criciúma (23º), Balneário Camboriú (34º) e Joinville (44º).
Região Sul lidera no ranking
Os três estados do Sul figuram entre as cinco primeiras posições no Ranking Geral de Competividade dos Estados. São Paulo lidera na primeira posição, seguido por Santa Catarina.
O terceiro lugar é ocupado pelo estado do Paraná, e o quarto lugar pelo Distrito Federal. O Rio Grande do Sul, por sua vez, ocupa a quinta colocação.
Na outra extremidade, os estados do Norte e Nordeste ocuparam as cinco últimas posições no ranking geral. O Amapá teve a última colocação, antecedido pelo Acre, Pará, Roraima e Maranhão.