O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi fotografado novamente com maquiagem nas mãos, em uma aparição no Salão Oval na sexta-feira (22).
A imagem foi divulgada enquanto ele anunciava a data e o local do sorteio da Copa do Mundo de 2026. O evento está marcado para 5 de dezembro e acontecerá no Kennedy Center, em Washington.
A maquiagem nas mãos ocorre após a Casa Branca ter divulgado que o presidente foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica, uma condição benigna e comum, especialmente em pessoas com mais de 70 anos. Atualmente, Donald Trump tem 79 anos.
Ainda em julho, durante a final do Mundial de Clubes, o líder americano havia sido visto com os tornozelos inchados. Naquele mês, a secretária de imprensa Karoline Leavitt emitiu um comunicado do médico do presidente, capitão Sean Barbabella, explicando que Trump havia passado por um “exame abrangente, incluindo estudos vasculares diagnósticos” na Unidade Médica da Casa Branca.
O laudo médico revelou que “ultrassonografias Doppler venosas bilaterais das extremidades inferiores foram realizadas e revelaram insuficiência venosa crônica”. A avaliação foi feita depois que o presidente “notou um leve inchaço na parte inferior das pernas”, conforme explicou Leavitt.
O documento também ressaltou que “não havia evidências de trombose venosa profunda (TVP) ou doença arterial”, e os exames laboratoriais de Trump estavam “dentro dos limites normais”.
O médico do presidente também informou que um ecocardiograma foi realizado, e “nenhum sinal de insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou doença sistêmica foi identificado”.