Após fim de semana marcado por temporais e fortes ventos que causaram estragos em diversas regiões de Santa Catarina, a meteorologia prevê um declínio acentuado das temperaturas nos próximos dias.
Entre a tarde desta segunda-feira (22) e a manhã de terça-feira (23), uma massa de ar seco e frio avança pelo estado, trazendo frio intenso e mudança no padrão climático.
A segunda-feira começou sob influência da frente fria, que ainda mantém condição de chuva intensa e temporais isolados em algumas áreas.
No entanto, ao longo da tarde, o sistema se afasta e o tempo passa a estabilizar, primeiro no Extremo Oeste. Na retaguarda da frente, a entrada da massa de ar frio e seco provoca queda acentuada nos termômetros.
Durante a tarde, as temperaturas ainda ficam próximas dos 20°C em boa parte do estado, podendo chegar a 25°C no norte catarinense. Contudo, a virada ocorre no período da noite, quando as mínimas do dia devem ser registradas: entre 5°C e 10°C no Grande Oeste e nos Planaltos, e ainda mais baixas nos pontos mais altos da Serra. No Litoral, a variação será entre 10°C e 15°C.
Na quarta (24) e quinta-feira (25), a massa de ar frio mantém o tempo firme, com predomínio de sol em quase todas as regiões.
No Litoral e áreas próximas, haverá maior presença de nuvens devido à mudança na direção dos ventos para sudeste. As madrugadas e amanheceres prometem frio intenso, enquanto as tardes terão temperaturas amenas.