refis

Evento regional reforça protagonismo de Canoinhas nas ações voltadas ao autismo

Avatar photo
Evento reuniu mais de 200 participantes e destacou o papel do município como referência em políticas públicas de cuidado e acolhimento às pessoas com TEA.

LEIA TAMBÉM

Transformar conhecimento em cuidado e inclusão na vida real. Esse foi o principal objetivo do 1º Seminário Regional sobre Autismo, realizado em Canoinhas nesta quinta-feira (30).

O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, e reuniu mais de 200 participantes no auditório do IFSC Canoinhas.

“Quando falamos em Transtorno do Espectro Autista, falamos de diversidade humana. Cada pessoa é única na forma de sentir, comunicar-se, aprender e participar do mundo. Nosso compromisso aqui pode ser resumido em três palavras: respeito, ciência e rede”, destacou a secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla, durante a abertura do evento.

O 1º Seminário Regional sobre Autismo reforça o protagonismo de Canoinhas como referência em políticas públicas de cuidado, acolhimento e inclusão. A prefeita Juliana Maciel lembrou que o município deu um passo importante neste ano com a inauguração do Centro de Intervenção Multidisciplinar.

“É um verdadeiro privilégio. Um espaço que acolhe, orienta e transforma vidas. E poder oferecer esse serviço totalmente custeado pela Prefeitura é motivo de muito orgulho. Porque cuidar das pessoas é e sempre será o maior compromisso da gestão”, afirmou. A prefeita garantiu que o serviço será reforçado. “É só o início”, assegurou.

O Centro de Intervenção Multidisciplinar atende atualmente 120 crianças, com acompanhamento de uma equipe formada por psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, médico clínico, médico psiquiatra, enfermeira, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, psicomotricista, fonoaudiólogo, assistente social e farmacêutico.

A vice-prefeita Zenilda Lemos ressaltou ainda a importância do trabalho intersetorial desenvolvido pela gestão municipal, com o apoio de instituições que fazem a diferença na vida das famílias canoinhenses: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (Ama) de Canoinhas.

Palestras

As palestras abordaram temas essenciais para o desenvolvimento e a segurança de crianças com TEA: seletividade alimentar, com Francielli Mônica Prestes Machado, prevenção de acidentes, com Hellen Cordeiro, e comportamento autista na vida real, com Andréia Ferreira Terres Michelon.

Cada fala trouxe um olhar técnico e humano sobre acolhimento, empatia e estratégias que fortalecem a rede de apoio e inclusão no município.

Notícia Anterior

PERÍCIA INDEPENDENTE
Comissão de Direitos Humanos pede investigação federal sobre megaoperação no Rio

Próxima Notícia

POLÍCIA
Homem é ferido com golpes de faca em tentativa de homicídio em Três Barras