refis

Polícia Militar Ambiental inicia operações de fiscalização durante a Piracema

Avatar photo
A Piracema é o período em que diversos peixes de água doce nadam contra a correnteza dos rios para se reproduzir

LEIA TAMBÉM

No dia 1º de outubro, o Comando de Policia Militar Ambiental (CPMA), por intermédio do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em Chapecó, realizou uma ação integrada com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Batalhão Ambiental da Brigada Militar (Patram), do Rio Grande do Sul.

A operação de fiscalização aquática no rio Uruguai marcou oficialmente o início da Piracema.

A Piracema é o período em que diversos peixes de água doce nadam contra a correnteza dos rios para se reproduzir, geralmente entre os meses mais quentes e chuvosos do ano (no Brasil, costuma ocorrer de outubro a março).

A atividade contou com diversas embarcações e teve como foco principal a preservação das espécies que iniciam sua migração reprodutiva nesta época do ano. A atuação conjunta reforça a cooperação permanente entre as instituições, que desenvolvem trabalhos coordenados em defesa da fauna aquática e no combate à pesca predatória.

A Piracema compreende o período de 1º de outubro a 31 de janeiro, quando são impostas restrições à captura de peixes nativos, garantindo a reprodução natural. Nesta fase, a pesca em rios, riachos e lagoas da bacia do Uruguai fica limitada, sendo proibido o uso de redes, molinetes, embarcações a motor e outros equipamentos.

Em Santa Catarina, as fiscalizações concentram-se especialmente nas regiões do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Serra catarinense.

Por que respeitar a Piracema?

Esse é o momento mais importante para a manutenção dos recursos pesqueiros, pois assegura a perpetuação das espécies e preserva o equilíbrio dos ecossistemas. Cumprir a legislação significa garantir a continuidade da pesca de forma sustentável para as futuras gerações.

Para assegurar o cumprimento das normas, a Polícia Militar Ambiental intensificará o policiamento ostensivo e as ações de monitoramento nos rios e afluentes, visando coibir práticas ilegais e proteger a ictiofauna, possibilitando a reprodução das espécies.

Esclarecimento

Muita gente ainda pensa que a Piracema é definida por estado, mas na verdade, ela segue as bacias hidrográficas. Isso significa que a data de início varia de acordo com os rios da região.

No Rio Iguaçu, Rio Negro, Rio Canoinhas, Rio Paciência e outros que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná a Piracema começa no dia 1º de novembro — ou seja, a pesca está liberada até o final de outubro.

Já na Bacia do Rio Uruguai, como é o caso da região de Santa Cecília, a Piracema começou agora, no dia 1º de outubro.

Notícia Anterior

BEBIDA ADULTERADA
Brasil tem 48 casos em investigação de intoxicação por metanol

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Mulher é encaminhada ao hospital após colisão entre veículos no Centro de Irineópolis