Neste domingo (12), o deslocamento de áreas de baixa pressão atmosférica favoreceram a formação de um Ciclone Extratropical entre a Argentina e Uruguai e impulsionaram o avanço de uma frente fria por Santa Catarina, ocasionando a formação de temporais com chuva intensa e fortes rajadas de vento especialmente no Grande Oeste e Norte catarinense.
Na segunda-feira (13), o sistema se afasta gradativamente e o tempo volta a ficar mais estável em todas as regiões do estado. Durante o dia, no entanto, ainda haverá condições para pancadas de chuva e temporais bem isolados, especialmente entre o Meio-Oeste e Litoral.
Na terça-feira (14), a chegada de uma massa de ar seco e frio favorece o tempo estável, com predomínio de sol em todo o estado.
O amanhecer será marcado por temperaturas mais baixas, entre 7°C e 10°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, mas podendo chegar a valores menores na Serra. No litoral e Vale do Itajaí as mínimas ficam entre 11 e 15°C. À tarde as temperaturas não sobem muito e as máximas ficam entre 22 e 25°C na maioria das áreas. Apenas em áreas do Vale do Itajaí e do Norte catarinense os termômetros sobem um pouco mais e chegam aos 27°C.
Na quarta-feira (15), o tempo segue firme em praticamente todo o estado, com predomínio de sol e poucas nuvens. No Litoral, o sol aparece entre nuvens, mas também há condições para chuva fraca e isolada nos extremos do dia, devido a circulação marítima. A tendência é que o tempo volte a ficar instável em parte de SC na quinta-feira (16).