tres_barras

Prefeita Juliana Maciel entrega em Brasília carta em defesa dos produtores de tabaco

Avatar photo
Manifesto representa mais de 14 mil famílias agricultoras e destaca o impacto econômico do tabaco na região.

LEIA TAMBÉM

A prefeita de Canoinhas e presidente da Amplanorte, Juliana Maciel, esteve em Brasília nesta quarta-feira (5), para entregar pessoalmente ao Governo Federal, a carta em defesa dos produtores de tabaco.

O documento foi recebido pelo representante do Ministério da Agricultura e Pecuária que vai integrar a comitiva oficial brasileira na 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que será realizada em Genebra, na Suíça. Somente esta comitiva oficial terá acesso à conferência.

O manifesto foi elaborado e assinado durante o 1º Seminário do Agronegócio em Defesa do Tabaco, no mês passado, com a presença de mais de 500 pessoas, entre produtores e lideranças do Planalto Norte.

“O tabaco é a base de sustento de cerca de 14 mil famílias agricultoras da região, garantindo renda, dignidade e permanência no campo. O setor movimenta a economia, gera empregos diretos e indiretos e é responsável por grande parte da arrecadação dos municípios”, lembra a prefeita Juliana Maciel.

Segundo dados da Amplanorte, o faturamento da safra 2023/2024 no Planalto Norte chegou a quase R$ 1 bilhão, representando 58,9% da produção de tabaco de todo o Estado de Santa Catarina. Entre os dez municípios catarinenses com maior faturamento, sete são do Planalto Norte.

“Os produtores não pedem privilégios, mas reconhecimento e eu sempre estarei onde for preciso para defender os nossos produtores; assim como estou fazendo agora”, garante a prefeita.

Secretário de política pública do Mapa garantiu que haverá defesa dos produtores na COP-11: 

“Quero deixar muito claro para todos os produtores de tabaco desta região de Santa Catarina e do Brasil que o Mapa tem uma orientação do seu ministro Carlos Fávaro: que todo produtor rural brasileiro tem que ser defendido pelo Mapa. E não é diferente com os produtores de tabaco. É esta a nossa posição. E esta carta serve de reforço ao nosso representante para o evento onde este assunto da produção de tabaco será discutido e vai reafirmar esta posição do Ministério da Agricultura e Pecuária”, afirmou Guilherme Campos, secretário de política agrícola do Mapa, à prefeita.

O seminário que originou o documento foi realizado pela Prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, Afubra, Amprotabaco, Fetaesc, Faesc e Senar, com apoio do Sicoob Credicanoinhas.

Acompanharam a prefeita na entrega os secretários de Desenvolvimento Rural, Gildo Stoker, e de Governo, Dudu Vipievski.

Notícia Anterior

AÇÃO NATALINA
Campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta sexta em Santa Catarina

Próxima Notícia

PARCERIA COM SEBRAE
Assistência Social de Três Barras realiza reunião sobre Inclusão Socioprodutiva

VOCÊ VIU?