A passagem de um tornado com ventos superiores a 100 km/h, formado devido ao ciclone extratropical que atinge o Sul do país hoje (7), deixou ao menos três mortos e destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, segundo a Defesa Civil. As mortes foram confirmadas pelo governo municipal.
“A força da tempestade derrubou postes de luz, destelhou imóveis, destruiu construções e pegou muita gente voltando para casa. Tem bastante veículos sob escombros. Há pelo menos três mortes, sendo dois idosos. Há muito feridos também, e os hospitais estão superlotados” — narra o prefeito Sezar Augusto Bovino.
Moradores relataram momentos de pânico. Muitos correram para abrigos improvisados enquanto o vento aumentava de intensidade. O som das telhas voando e de árvores caindo foi descrito como “ensurdecedor”.

Imagens da cidade mostram casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia no chão. Assista o vídeo no final da matéria. Moradores relataram que o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo.
Um hospital de campanha foi montado no município para atender a demanda dos feridos. Há suspeita de mais vítimas sob escombros e as equipes seguem em busca. Unidades de saúde estão sobrecarregadas e ambulâncias transferiram feridos para Laranjeiras do Sul, segundo a prefeitura do município.

De acordo com informações preliminares, cerca de 60% das residências e prédios foram danificados ou destruídos.
O pátio de máquinas da prefeitura foi uma das estruturas mais afetadas. Parte da cobertura metálica foi arrancada pelos ventos e veículos ficaram expostos. Ruas ficaram intransitáveis, cobertas por destroços e galhos.
A Copel registrou mais de 60 mil unidades consumidoras sem energia no Paraná, com 3,5 mil desligamentos em Rio Bonito do Iguaçu. Equipes de campo atuam para restabelecer o fornecimento.
Meteorologistas analisam imagens para confirmação oficial do tornado, mas os danos e testemunhos reforçam o padrão típico do fenômeno.
Segundo o Metsul, o tornado arrasador no município paranaense se formou sob condições extremamente favoráveis no ambiente ciclogenético (de formação do ciclone) que organizou uma linha de instabilidade com tempestades severas a partir do Noroeste e o Norte gaúcho, onde ocorreram temporais. Ao avançar para Norte, esta linha pode ter causado tornado também no interior de Dionísio Cerqueira (SC), antes de alcançar o Paraná e gerar o tornado de Rio Bonito do Iguaçu.
A Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu acionou a Defesa Civil do Paraná devido aos danos sofridos pelo temporal.
O governador Ratinho Júnior afirmou que as forças de segurança estão mobilizadas, em alerta e acompanhando as cidades afetadas pelas tempestades.





