Enquanto em muitas cidades o Papai Noel chega de trenó ou caminhão, em São Mateus do Sul, no Sul do Paraná, o “bom velhinho” prefere a adrenalina. Pelo oitavo ano consecutivo, a abertura do Natal Ouro Verde contou com uma descida radical de rapel no monumento da Cuia, um ícone de 23 metros de altura que simboliza a força da produção de erva-mate na região.
Chimarrão no topo e doces na descida
A ação deste ano, realizada em 10 de dezembro, seguiu o roteiro que já virou tradição: antes de iniciar a descida, o Papai Noel toma um chimarrão no topo da escultura — construída em 1968 originalmente como um reservatório de água. Durante o rapel, ele joga doces para as centenas de crianças que se aglomeram na base do monumento.

O homem por trás da barba branca
A execução técnica fica a cargo de Juliano França, de 44 anos. Profissional de acesso por cordas com experiência em plataformas de petróleo e na Floresta Amazônica, Juliano faz o trabalho de forma voluntária.
“É muito legal ver a alegria do povo. Como trabalho com altura há mais de 20 anos, é muito tranquilo para mim”, conta o instrutor, que sobe ao topo por uma escada interna antes de se lançar pelas cordas.
Estratégia “mágica”
Para manter a magia do Natal intacta, a organização utiliza uma estratégia curiosa: após o rapel, Juliano é substituído por outro Papai Noel. Assim, o personagem que recebe a chave da cidade e tira fotos com as famílias não precisa retirar os equipamentos de segurança e mosquetões na frente das crianças.
Identidade Regional: O Natal Ouro Verde
A ideia do rapel surgiu em 2017, inspirada na Catedral de Pedra de Canela (RS). A escolha da Cuia em vez de uma igreja ou prédio comum reforça o título de Capital da Erva-Mate.
“Isso justifica o nome ‘Natal Ouro Verde’. Em algumas edições, o Papai Noel desce até vestido com roupas verdes para homenagear essa cultura”, explica a prefeitura.
“Após a descida do Papai Noel, acontece uma carreata, chamada de Noite dos Noéis, com participação do comércio local, entidades, comunidade, grupos folclóricos, grupos de carros antigos, entre outros. Cada um leva o seu Papai Noel caracterizado para encantar ainda mais e trazer a magia do natal para São Mateus do Sul”, diz o Município.











