Na tarde desta quinta-feira (22), o Corpo de Bombeiros de Canoinhas foi acionado para combater um incêndio de grandes proporções em uma retroescavadeira (modelo PC 200). O incidente ocorreu no pátio da Madeireira Energia Madeiras, no bairro Industrial II, às margens da BR-280.
De acordo com o operador da máquina, o fogo começou na parte traseira, no compartimento do motor, enquanto ele trabalhava. O operador teve apenas o tempo de abandonar o equipamento antes que as chamas se espalhassem por toda a estrutura.
Funcionários da empresa, sob orientação do técnico de segurança do trabalho, tentaram conter o fogo utilizando seis extintores, mas a tentativa não teve êxito devido à intensidade do incêndio.
Combate e rescaldo
Duas viaturas foram deslocadas para a ocorrência. Embora o controle inicial tenha sido rápido, a extinção total levou cerca de uma hora. A dificuldade se deu pela grande quantidade de mangueiras hidráulicas rompidas, que espalharam óleo combustível por toda a máquina.
Ao todo, foram utilizados 6.000 litros de água. A ação rápida foi crucial, pois a retroescavadeira estava estacionada perto de um picador e de grandes estoques de madeira, correndo o risco de causar um incêndio em toda a estrutura da fábrica.











