DEFESA CIVIL — Na tarde de sábado (09), a massa de ar seco e frio de origem polar manteve temperaturas baixas durante todo o dia no Grande Oeste e nos Planaltos. Ainda na tarde de sábado, a frente fria que se deslocava lentamente pelo Sul do Brasil, além de provocar chuva em praticamente todas as regiões, também favoreceu a ocorrência de precipitação invernal no alto da Serra.
Houve registro de pequena quantidade de chuva congelada à tarde e, posteriormente, já no fim do dia, de chuva congelada misturada a alguns flocos de neve.
Os fenômenos ocorreram de forma isolada e em pouca quantidade, uma vez que a temperatura ainda não estava tão baixa e os ventos permaneciam intensos nas áreas mais elevadas. Foi por causa do vento que, em vez da formação de geada, houve formação de sincelo.
Mas o frio em Santa Catarina ainda está apenas começando. O amanhecer deste domingo (10) já registrou temperaturas negativas no Planalto Sul catarinense, porém, o pico do frio intenso deve ocorrer na madrugada de segunda-feira (11), quando as temperaturas negativas devem atingir uma área ainda maior, abrangendo o Meio-Oeste, o Planalto Sul, o Planalto Norte e a Grande Florianópolis Serrana.
O destaque fica para as áreas mais altas do Meio-Oeste e dos Planaltos, onde os termômetros podem se aproximar de -5°C.
Nas demais regiões do estado, inclusive no Litoral, as temperaturas mínimas devem variar entre 3°C e 6°C, com pontos isolados próximos de 0°C no Oeste.
Dessa forma, é importante ficar atento com pessoas vulneráveis às baixas temperaturas e a condição para congelamento de pistas, nas áreas com histórico de ocorrência.








