Em 27 de junho de 2007, foi criada uma lei que adotava a Azaleia como flor símbolo da cidade de Canoinhas. A lei ficou guardada e esquecida. Hoje, dez anos depois, iniciaram as atividades do projeto piloto “Cidade das Azaleias”.
É com a intenção de embelezar a cidade e fazer jus ao título de flor símbolo que o Governo Municipal está articulando várias secretarias.
Durante a manhã, foram colhidas estaquias da planta do jardim da prefeitura. Elas serão levadas para a Unidade Prisional Avançada (UPA) onde reeducandos vão produzir as mudas para serem plantadas nos equipamentos públicos municipais.
![]() |
| O jardineiro Ari Carlos Ferreira dos Santos e o secretário do Meio Ambiente Hilário Kath fazendo a coleta das estaquias/Divulgação |
Estão envolvidos no projeto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Assistência Social (por meio do setor de segurança alimentar), a Secretaria do Desenvolvimento Rural e, pela Câmara de Vereadores, a vereadora Zenici Dreher.
O setor de Segurança Alimentar mantém viveiros em parceria com os reeducandos da UPA que produzem mudas de hortaliças.
O Meio Ambiente será responsável pelo plantio e os tratos culturais relacionados à manutenção das flores sob o suporte técnico do Desenvolvimento Rural.
Após dois anos, pretende-se transformar o projeto em Programa Municipal. A proposta é fazer com que a flor seja reconhecida como símbolo de Canoinhas.






