Major Vieira, Timbó Grande e Três Barras assinaram acordos com o Ministério Público de Santa Catarina para estruturar a prestação do serviço de coleta e tratamento do esgoto sanitário e fiscalizar irregularidades com eficiência.
Três dos municípios da área de abrangência da Promotoria Regional do Meio Ambiente de Canoinhas assinaram termos de ajustamento de condutas com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para regularizar uma série de pendências relativas ao sistema de esgotamento sanitário.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O esgoto sanitário, segundo definição da norma brasileira NBR 9648 (ABNT, 1986) é o “despejo líquido constituído de esgotos doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição pluvial parasitária”. Essa mesma norma define ainda:
– esgoto doméstico é o “despejo líquido resultante do uso da água para higiene e necessidades fisiológicas humanas;
– esgoto industrial é o “despejo líquido resultante dos processos industriais, respeitados os padrões de lançamento estabelecidos\”.
Os TACs foram propostos pela Promotora de Justiça de Canoinhas, Ana Paula Destri Pavan, e preveem desde a estruturação da Vigilância Sanitária e capacitação de agentes públicos até a adequação das legislações municipais e a efetiva prestação do serviço de esgotamento sanitário.
Assim, os municípios de Major Vieira, Timbó Grande e Três Barras se adequarão plenamente às diretrizes estabelecidas pelas Políticas Nacional e Estadual de Saneamento Básico.
Além disso, se comprometeram a regulamentar a Vigilância Sanitária Municipal e estruturar seus quadros de recursos humanos a fim de que promova a fiscalização e adoção de medidas para regularização dos sistemas sanitários individuais, promovendo as ligações da rede de coleta, conforme for implantada, além da fiscalização da atividade do serviço privado de limpa-fossa, exigindo o licenciamento ambiental e a destinação adequada dos recursos.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Os municípios também deverão apresentar cronograma das obras e serviços necessários para a implantação e operação do serviço público de coleta, transporte e tratamento do esgoto sanitário, seja diretamente pelo município ou por meio de concessionária a quem tenha sido delegada a prestação do serviço.
Já o Município de Canoinhas, sede da Comarca, acatou recomendação do Ministério Público para ajustar os itens que ainda estavam pendentes em relação à Política Nacional de Saneamento Básico.
Fonte: Ministério Público de Santa Catarina




