Com nível do rio chegando ao extremo, Canoinhas pode ter racionamento de água

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Racionamento vai ocorrer se o nível do rio atingir 1 metro. Foto/Arquivo

O nível do Rio Canoinhas está com 1,07 metro, conforme medição feita pela estação da Casan, às 00h15 desta terça-feira (17).

Com a baixa do nível em mais 7 centímetros,  inicia o racionamento no abastecimento de água no município. A informação é da Defesa Civil de Canoinhas.

Se a água ficar escassa, ocorre um um rodizio, na qual alguns bairros deixam de receber água durante certo período, para que essa água vá para outra região também necessitada de água.

Sem chuva

A previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM) não é otimista.

Pelo menos até o final de setembro, mantém-se a condição de chuva mal distribuída no estado, com predomínio de tempo seco.

As massas de ar frio chegam cada vez mais fracas, declinando a temperatura principalmente no sul e leste de SC.

Melhores dicas para reduzir o consumo de água

Afinal, não se trata apenas de um gasto: água doce é um recurso hídrico cada vez mais escasso, e quanto mais hábitos de redução você já tiver adotado, mais fácil será para você e o planeta. Confira:

1. Tome banhos mais curtos e feche o chuveiro sempre que possível
Além de demorar menos tempo no banho, evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa e ligue-o apenas quando for se enxaguar. Assim, o consumo cai de uma média de 180 para 48 litros a cada banho.

2. Mantenha a torneira fechada

Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada. Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras.

3. Cuidado com os vazamentos

Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.

4. Use a descarga com consciência

Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário.

5. Limpe antes de lavar

Muitas pessoas exageram no consumo de água na hora de lavar louça, seja por deixar a torneira aberta ou porque a louça está muito suja. 
Para evitar, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira para lavar.

6. Lave a roupa com menos frequência e mais atenção


Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia; o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Você também pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.
7. Não utilize a mangueira
Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.

8. Use a vassoura para limpar a calçada
Não utilize a mangueira para lavar a calçada; além de desnecessário, o consumo de água é grande. Prefira uma vassoura ou água de reuso.

9. Reaproveite a água

A água do banho e da máquina de lavar pode ser reutilizada para fazer as pequenas limpezas, como a da calçada ou do carro, e principalmente para dar a descarga.

10. Se possível, aposte em sistemas de reutilização

Os sistemas de reuso profissionais são caros, mas um investimento que, em longo prazo, gera economia no consumo de água e ainda mais na conta.

Esse sistema redireciona a água do chuveiro, máquina de lavar e pia usadas para outros usos.