telemedicina

Impacto do Crematório e do Grupo Superpão em Canoinhas será tema de Audiência Pública

Avatar photo

Empreendimento do Grupo Superpão será um centro comercial com 30 lojas e supermercado. Foto: Reprodução
Nesta quarta-feira (6), às 18h30, acontece na Câmara de Vereadores de Canoinhas uma Audiência Pública para apresentar à comunidade os Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) do Crematório Santa Cruz e do grupo Superpão no município.
Grupo Superpão

Local do empreendimento: Avenida dos Expedicionários, nº 2300. Imóvel com área de 24.039,21 m² cuja área edificada será de 25.055,62m², sendo 2 pavimentos: térreo e piso superior com taxa de ocupação de 87,84%.

Empreendimento de grande porte – Centro Comercial com 30 lojas e Supermercado.

A estimativa de fluxo funcionários será de 250 pessoas que trabalharão em regime de turnos. Para clientes, a estimativa é de 5.220 pessoas/dia em 13 horas de funcionamento – 400 clientes/hora.

A atividade do empreendimento consiste ao Comércio e Serviço Setorial, com a venda de produtos de gênero alimentício e eletrodomésticos, com a elaboração no local de produtos de panificação e manipulação de produtos de origem animal e embutidos.

Nas 30 unidades adicionais serão explorados outros tipos de atividades comerciais a serem discutidos.

Alguns dos impactos a serem apresentados: Utilização de mão-de-obra local, geração de impostos, valorização imobiliária, oportunidades de negócios, emissão de poluentes atmosféricos, geração de resíduos sólidos.

O Grupo Superpão destaca os principais benefícios e desenvolvimento ao município e a população:

Aumento na geração de empregos
Aumento da arrecadação tributária;
Aumento da variedade de itens a ser comercializado, fazendo com que os moradores do bairro não necessitam se deslocar para outros bairros para adquirir seus produtos e atraindo a população ao Centro
Incremento na valorização dos imóveis no entorno
Aumento da demanda de prestação de serviços com o Centro Comercial.

Crematório Santa Cruz

Local do empreendimento: Rua Lourenço Wrublevski ao lado da Capela Santa Cruz em frente ao cemitério municipal de Canoinhas. Lote com 532,40m² de propriedade da Funerária Humenhuk.

O objetivo do empreendimento é realizar a cremação de cadáveres humanos. A cremação é uma técnica funerária que incinera o corpo morto até a destruição total (cinzas) em fornos crematórios desenvolvidos especialmente para esse fim. 

Crematório será construído em frente ao Cemitério Municipal de Canoinhas. Foto: Reprodução
A cremação no Brasil exige que a pessoa registre em cartório o desejo de ser cremado, ou então que o parente mais próximo requisite o serviço. Já a disposição final das cinzas é livre, podendo ser conservadas em jazigos ou entregues a um depositário de cinzas.

Distância dos crematórios mais próximos de Canoinhas:

Caçador (SC) – 155km
Jaraguá do Sul (SC) –160 km
São José dos Pinhais (PR): 180km
Curitiba (PR) – 190 km
Joinville (SC) – 195 km
Lages (SC) – 230km
Balneário Camboriú (SC) – 290km
Florianópolis (SC): 375km

Quanto a impactos ambientais, o estudo que será apresentado diz que se operado de forma correta, extinguem-se os riscos ambientais do empreendimento devido o sistema de cremação ser todo automatizado.

Em relação à operação do empreendimento, também não haverá impactos, pois no processo de cremação não existe a possibilidade de emissão de fumaça e gases tóxicos ao meio ambiente devido o forno possuir sistema controlador de emissão de gases.

Informações completas sobre os impactos que os dois empreendimentos trarão ao município serão apresentados na Audiência Pública, que é aberta à comunidade. Compareça!

Notícia Anterior

Municípios com menos de 5 mil habitantes poderão ser incorporados a cidades vizinhas

Próxima Notícia

Paulinho Basílio presta homenagem à policial canoinhense Viviane Macari

VOCÊ VIU?