Pai, mãe e filha tiraram uma foto juntas pouco antes de serem arrastadas pela enxurrada. Foto: Arquivo pessoal |
Três pessoas morreram na tarde desta quarta-feira (1º) após serem surpreendidas por uma cabeça d\’água em um complexo de cachoeiras em Guapé, no Sul de Minas Gerais. As vítimas são todas da mesma família.
Segundo relatos de visitantes, diversas pessoas estavam nas cachoeiras quando o volume de água subiu repentinamente.
Algumas pessoas ainda tentaram reanimar uma das vítimas, mas ela não resistiu.
Paredão onde ocorreu a cabeça d\’água. Foto: Reprodução |
Equipes do Samu, da Polícia Militar e dos Bombeiros foram acionadas e fizeram buscas por duas pessoas desaparecidas, que foram encontradas já sem vida.
A princípio, outras duas pessoas da mesma família eram tratadas como desaparecidas, mas a hipótese foi descartada pelos Bombeiros.
Imagem mostra momento em que a cabeça d\’água atinge cachoeira em Guapé. Foto: Cláudia Santos |
O complexo faz parte do Parque Ecológico do Paredão e é um destino tradicional de turistas nesta época do ano. A região fica a cerca de 15 km do Centro de Guapé. A área pertence à Prefeitura, mas a administração é terceirizada.
Volume de água
Cabeça d\’água se refere a um aumento rápido e repentino do nível de um rio, lago ou cachoeira devido a chuvas em trechos anteriores ou mais altos do percurso.
O fenômeno é diferente de uma tromba d\’água, que se assemelha a um tornado, mas tem menor intensidade e ocorre sobre superfícies líquidas, como mar ou rio.