festival

Aumento de convivência pode elevar nível de tensão e casos de violência contra a mulher

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

O impacto da epidemia é muito sério para as mulheres. E existe, sim, a possibilidade de que casos de violência doméstica aumentem. 

A mulher, certamente, fica sem o trabalho; mas para o homem isso é algo que mexe com a masculinidade. Eles, em casa, podem exercer o comportamento violento com mais frequência. Esse é um problema muito sério.

Em um contexto de crise e emergência, os riscos de violência doméstica contra mulheres são maiores devido ao aumento das tensões em casa, em especial, devido à situação financeira.

O impacto econômico da pandemia pode criar barreiras adicionais para deixar um parceiro violento, além de mais risco à exploração sexual com fins comerciais.

Atenta à experiência de outros países e de especialistas, a Polícia Civil intensificou os canais de alerta e proteção na rede de atendimento para evitar a violência contra a mulher em período de isolamento em função da Covid-19.

—Durante o isolamento social, com o aumento da convivência, pode se elevar o nível de tensão e discussão entre o casal, gerando os casos de violência contra a mulher. Por isso reforçamos a importância das denúncias – afirma a coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila.

Ela destaca que organismos internacionais chamam a atenção para essa possibilidade do crescimento dos casos.

Em Santa Catarina, a Polícia Civil está acompanhando com cuidado redobrado os casos pelas DPCAMIs e as situações de descumprimentos de medidas protetivas estão sendo checadas. 
—Em situações de risco, o caminho feito será o pedido de prisão preventiva”, ressalta, lembrando que há ações em conjunto com o Judiciário e o Ministério Público de Santa Catarina.

Como denunciar:

WhatsApp (47) 9932-8677 – Polícia Civil de Canoinhas
Disque 181
Disque 100
Delegacia Virtual: www.pc.sc.gov.br
Delegacia mais próxima