fesmate

telemedicina

Decreto vai prorrogar por tempo indeterminado a proibição das aulas, transporte coletivo e eventos em SC

Avatar photo

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, iniciou a entrevista desta quinta-feira (30), lamentando as 48 mortes registradas no estado, vítimas de Covid-19, e anunciou que deve ser editado ainda hoje, o decreto que prorroga por tempo indeterminado a proibição da circulação do transporte coletivo, das aulas presenciais e dos eventos, inclusive os esportivos.

Na última terça (28), Moisés já havia deixado bem claro que a tendência era que fossem publicadas novas medidas, talvez até suspendendo algumas atividades, sem prazo para retomá-las, sem delimitar um prazo final.

Entretanto, durante a entrevista, o governador não mais detalhes sobre essas \”novas medidas\”, mas percebeu-se que a relutância em liberar os ônibus é por causa da dificuldade de controlar a higienização dos veículos e evitar a aglomeração de pessoas, fatores que aumentam o risco de contágio de Covid-19.

\” É natural que com esse número de pessoas já infectadas pelos vírus, esses números vão se multiplicando geometricamente e o que a gente precisa é conter isso e preparar o nosso sistema para atender essas pessoas\”.

O estado tem 2.394 mil casos confirmados de Covid-19, com 48 mortes. Os óbitos recentes são de duas idosas: de 67 anos, de Joinville, no Norte; e 69 anos, de Tubarão, no Sul. 
As duas tinham doenças anteriores, mas não foram informadas quais. Foram feitos até esta quinta, 16 mil testes. O estado aguarda o resultado de 363 deles.

\”Essa é uma situação de extrema gravidade, de extrema relevância para os catarinenses entenderem que, apesar de termos retomado algumas atividades, com segurança, com proteção e distanciamento, não há normalidade\”, disse o governador.
\”—Nós ainda enfrentaremos o pico desta doença, que está previsto para o final do mês de junho. Até lá nós não podemos relaxar as medidas de segurança. Nós não sabemos o que vem pela frente. Portanto, as medidas de segurança, que sabemos que são as únicas que funcionam no Brasil e no mundo, tem que continuar serem levadas a sério. Muito importante a condição de cada um ser co-responsável para que nada de ruim aconteça com as pessoas que a gente ama, com as pessoas de nosso relacionamento, finalizou Moisés.

Servidores públicos estaduais

Moisés também afirmou que deve ser publicada ainda nesta quinta no Diário Oficial do Estado uma portaria para regular o retorno gradativo das atividades presenciais dos servidores públicos estaduais.

A volta desses trabalhadores é a partir de segunda (4). Segundo o governador, haverá um limite de 50% do número de servidores em cada um dos órgãos.

Matéria atualizada em 01/05Veja aqui o novo decreto, publicado na noite de quinta-feira (30), no Diário Oficial do Estado.

Notícia Anterior

Centro de tratamento para animais abandonados em Canoinhas é solicitado por vereadores

Próxima Notícia

Após caso confirmado de Covid-19, Três Barras inicia fiscalização no comércio e monta barreira sanitária