O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, iniciou a entrevista desta quinta-feira (30), lamentando as 48 mortes registradas no estado, vítimas de Covid-19, e anunciou que deve ser editado ainda hoje, o decreto que prorroga por tempo indeterminado a proibição da circulação do transporte coletivo, das aulas presenciais e dos eventos, inclusive os esportivos.
Na última terça (28), Moisés já havia deixado bem claro que a tendência era que fossem publicadas novas medidas, talvez até suspendendo algumas atividades, sem prazo para retomá-las, sem delimitar um prazo final.
Entretanto, durante a entrevista, o governador não mais detalhes sobre essas \”novas medidas\”, mas percebeu-se que a relutância em liberar os ônibus é por causa da dificuldade de controlar a higienização dos veículos e evitar a aglomeração de pessoas, fatores que aumentam o risco de contágio de Covid-19.
\” É natural que com esse número de pessoas já infectadas pelos vírus, esses números vão se multiplicando geometricamente e o que a gente precisa é conter isso e preparar o nosso sistema para atender essas pessoas\”.
\”Essa é uma situação de extrema gravidade, de extrema relevância para os catarinenses entenderem que, apesar de termos retomado algumas atividades, com segurança, com proteção e distanciamento, não há normalidade\”, disse o governador.
Servidores públicos estaduais
Moisés também afirmou que deve ser publicada ainda nesta quinta no Diário Oficial do Estado uma portaria para regular o retorno gradativo das atividades presenciais dos servidores públicos estaduais.
Matéria atualizada em 01/05 : Veja aqui o novo decreto, publicado na noite de quinta-feira (30), no Diário Oficial do Estado.