O abandono de animais domésticos é recorrente em centros urbanos, em todas as partes do país. Em Canoinhas não é diferente.
A interação entre animal doméstico e homem tem se tornado uma relação afetiva, entretanto, alguns fatores como comportamento inadequado dos animais, ninhada inesperada ou falta de condição para sua criação acarretam, muitas vezes, em abandono, resultando no aumento do número da população de animais de rua.
O descaso com os animais de rua constitui-se um problema de nível social e público, considerando que muitos vagam pelas cidades sem vacinação, podendo contrair e transmitir doenças que afetam tanto a saúde pública como a saúde animal.
Sobre este assunto, os vereadores de Canoinhas aprovaram e encaminharam um requerimento ao governo municipal, solicitando estudos técnicos para a instalação de um Centro de Tratamento e Reabilitação de Animais Abandonados no município.
A justificativa do requerimento traz que há no município muitos animais doentes, machucados ou vítimas de maus tratos, e que com um Centro específico esses animais ficarão internados o tempo necessário para sua recuperação e após seguirão para adoção responsável.
“Esse assunto de animais abandonados é recorrente nessa casa de leis. Vejo que houve um avanço no município de Canoinhas, mas ocorre que existem algumas pessoas que tem cobrado a questão de um internamento provisório desses animais que sofrem maus tratos. Eu estive em Porto União e conheci o projeto do Centro de Tratamento, e é uma surpresa muito positiva que grande parte dos animais que passam pelo centro já saem adotados”, comentou o vereador Coronel Mário.
O requerimento seguiu para o prefeito Municipal Beto Passos, e ao secretário de Administração e Finanças, Diogo Carlos Seidel.
			



























