fesmate

telemedicina

Liminar derruba decreto de Shimoguiri e obras de expansão da WestRock são retomadas

Avatar photo

A assessoria da WestRock divulgou nota informando que a multinacional conseguiu, na tarde desta sexta-feira (1º),  uma liminar favorável para prosseguir com as obras de expansão da unidade de Três Barras.

A liminar suspende, na íntegra e de forma imediata, os efeitos de dois decretos do prefeito Luiz Shimoguiri, publicados no dia 30 de abril.

Shimoguiri mandou paralisar toda e qualquer atividade no canteiro de construção pelo prazo de 14 dias. Segundo ele, a medida era preventiva, e foi tomada em virtude da confirmação do primeiro caso positivo de Covid-19 em um funcionário terceirizado que está atuando na ampliação da empresa.

O decreto também estabelecia regras para a quarentena dos trabalhadores terceirizados que estão atuando nas obras.

Segundo a secretaria de Saúde de Três Barras, há 37 alojamentos de trabalhadores na cidade, em locais como os bairros Zilda Pacheco/Argentina, Vila Nova, João Paulo II, Jardim Rio Negro, Km 02 e centro da cidade.


A liminar que autoriza o retorno das obras foi expedida pela juíza Liliane Midori Yshiba Michels, da Comarca de Canoinhas.

Com isso, a empresa dará continuidade às obras do Projeto de Expansão, bem como ao serviço de manutenção de sua caldeira de recuperação, procedimento crítico para manter a segurança da fábrica de papel e celulose, matérias-primas para produção de papéis para embalagens.

\”As medidas protetivas e preventivas de saúde e segurança que a WestRock planejou e implementou em todas suas operações, incluindo no Projeto de Expansão, são amplas, profundas e estruturais, baseadas em diretrizes do Ministério da Saúde\”, diz a nota divulgada pela assessoria da WestRock.

Na ocasião da emissão do decreto, o prefeito Luiz Shimoguri informou que participou de algumas reuniões com a direção da empresa, em uma delas com a presença dos vereadores, foi garantida total segurança sanitária e epidemiológica para o retorno das obras, como também um número reduzido de trabalhadores num primeiro momento.

Conforme o projeto haveria 280 funcionários na retomada dos trabalhos, em 20 de abril. Já para o final deste mês o número de trabalhadores subiria para 440, chegando ao final de maio com 990 pessoas atuando nas obras.

Além do caso confirmado de Covid-19 em um trabalhador tercerizado da empresa, o setor de epidemiologia de Três Barras aguarda ainda, o resultado da coleta feita na última terça-feira (28), para detectar ou descartar a infecção pelo novo coronavírus em um homem de 41 anos.

Notícia Anterior

Veja as novas medidas em Santa Catarina, em decreto publicado pelo governo do estado

Próxima Notícia

Caça ilegal: Ambiental de Canoinhas apreende armas e muita munição na localidade de São João da Barra