telemedicina

fesmate

Testes para Covid: entenda a diferença entre teste rápido e PCR

Avatar photo
IgG e IgM positivo para Covid: entenda significado das siglas e diferença entre teste rápido e PCR – 

Covid significa COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto “19” se refere a 2019, quando os primeiros casos foram divulgados na China.

Há dois tipos principais de testes para o novo coronavírus (Sars-Cov-2), que causa a Covid-19:

Teste molecular – RT-PCR (A Organização Mundial da Saúde indica o ensaio molecular de RT-PCR como a referência (padrão ouro) para confirmação de casos de Covid-19).

Teste rápido – sorológico (IgM e IgG)

Diferenças entre PCR e teste rápido

PCR – resultado em, no mínimo, 4 horas
Teste rápido – resultado entre 10 e 30 minutos

Como é a coleta

PCR – com um cotonete, coletando secreção da mucosa da boca e do nariz. O material é enviado para o laboratório.

TESTE PCR – (Padrão Ouro)

Teste rápido – coleta de sangue (uma picadinha no dedo, como em teste de glicemia). O material vai diretamente para o aparelho, que mostra o resultado.

TESTE RÁPIDO – IgG e IgM

O exame molecular, com a técnica RT-PCR pode ser feito a partir do terceiro dia de sintomas até o décimo. Ele avalia a presença de material genético do vírus, comprovando a doença ainda em sua fase aguda.

Já o teste rápido (exame sorológico) é indicado para pessoas que tiveram sintomas da doença há mais de dez dias.

Eles avaliam se as amostras são reagentes aos anticorpos IgM e IgG, embora o teste sorológico tenha resultados mais confiáveis pelos especialistas.

Serve para inquérito sorológico, ou seja, para monitorar a população e identificar a porcentagem de pessoas que já foi exposta ao vírus, e para testes individuais. Mas para diagnóstico e para ver se você se livrou do vírus, o recomendado é o PCR, disse o virologista José Eduardo Levi.


E o que apontam os anticorpos IgM e IgG?

Em resumo:

IgM reagente ou positivo: paciente está infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda luta contra a infecção

IgG reagente ou positivo: paciente teve infecção anterior, com pelo menos 3 semanas, e está possivelmente imunizado

Ig é a sigla para imunoglobulina. A imunoglobulina é um tipo de anticorpos produzidas pelo sistema imunológico contra um agente invasor.

IgM e IgG, então, são imonuglobinas das classes M e G. A presença deles nos testes atuais indica se houve contato com o vírus e, também, em que estágio do doença a pessoa infectada se encontra.

Vale lembrar: os testes devem ser feitos, no mínimo, dez dias depois dos primeiros sintomas.

\”Quem reagiu ao IgG é quem, numa fase de reabertura, deveria voltar primeiro a trabalhar, pois em teoria ele aparece na fase final da doença. O IgM marca a fase aguda, é alguém que se contaminou recentemente e ainda está se recuperando.\”, explicou José Eduardo Levi.

Quando um exame apresenta no resultado o termo \”não reagente\” para os dois anticorpos, portanto, o paciente provavelmente ainda não teve contato com o vírus.

Quando fazer o teste rápido e o teste PCR?

O melhor período para a realização do teste molecular é entre 3 e 7 dias DEPOIS do aparecimento dos sintomas. No caso do teste rápido, a partir do 10° dia.

Vale anotar

  • PCR é a melhor forma de diagnóstico do Covid (entre o terceiro e o décimo dia de sintoma);
  • Após o décimo dia de sintomas leves, pode-se buscar exames rápidos (de farmácia) ou sorologia (laboratórios);
  • Resultado \”não reagente\” para os dois anticorpos indica não haver infecção;
  • Em teoria, reagente para IgG está em fase final da doença; para IgM está em fase inicial;

Os teste atuais, porém, ainda são um pouco imprecisos em relação à fase da infecção. Eles apontam eficácia de 97.4% mas geram dúvidas em cientistas e órgãos de controle.

Eles correm contra o tempo para avaliar a qualidade dos testes que estão entrando no mercado brasileiro. A maioria é importada de fábricas chinesas e sul-coreanas.
Notícia Anterior

Secretário da Saúde nega participação na compra dos respiradores

Próxima Notícia

Governo divulga regras para retomada do transporte coletivo intermunicipal