bom_apetite_canoinhas

cursos

Redes sociais devem excluir imagens de bebê que teve mãe assassinada em Canelinha

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Imagens da jovem assassinada foram divulgadas pela própria familia, mas as do bebê estão proibidas de circular.
O Ministério Público de Santa Catarina obteve medida liminar para determinar que a rede social Facebook exclua, em 24 horas, imagens que estão circulando e que venham a circular a respeito do caso de um bebê retirado do ventre da mãe assassinada em Canelinha. Caso descumpra a liminar, a rede social fica sujeita a multa diária de R$ 50 mil.

A medida foi requerida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Tijucas em proteção à imagem do bebê recém-nascido, vítima de um crime bárbaro, ainda em investigação.

Segundo as primeiras informações, os investigados teriam assassinado a mãe do bebê com o objetivo de subtrair a criança para si, de forma premeditada.

De acordo com o Promotor de Justiça Fred Anderson Vicente, efetuada a prisão da pessoa que estava com a criança, antes de completarem doze horas do crime, a imagem do bebê passou a ser propagada de forma viral nas redes sociais, havendo risco de divulgação, ainda, por outros meios de comunicação virtual.

\”Embora as imagens já estejam circulando, a medida judicial foi proposta a fim de evitar a propagação. Inclusive já há pedido da própria família nas redes sociais para que não haja mais a divulgação da criança, para tentar garantir o máximo possível a saúde mental da infante\”, ressalta.

Proteção à intimidade

O Promotor de Justiça explica que o direito à privacidade da criança e do adolescente é garantido pela Doutrina da Proteção Integral, acolhida pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo que a privacidade diz respeito à intimidade, à imagem e à vida privada.

Segundo o Ministério Público, identificar a criança por imagens, prejudica ainda mais os seus direitos, já tão violados desde o parto traumático, a perda da mãe e o sofrimento dos familiares, impactando no bem-estar do bebê.

Assim, considerou necessária a exclusão imediata das imagens que já estão circulando e que venham a circular.

O Promotor de Justiça acrescenta que é importante a população não divulgar essas imagens para o bem futuro da criança.  Mais informações não podem ser prestadas em função de o procedimento estar em segredo de Justiça.

PRISÕES

A prisão em flagrante, do casal acusado pelo crime contra a jovem grávida, foi convertida em prisão preventiva nesta segunda-feira (31), a fim de assegurar a ordem pública e pela conveniência da instrução criminal.

\”O nível de periculosidade dos agentes, aliado às peculiaridades do caso, como a frieza com que o crime foi perpetrado, inclusive com prévia e extensa organização dos atos, leva a crer que a ordem pública certamente estaria abalada com a liberdade deles, digo mais, estaria fortemente abalada\”, argumentou o Promotor de Justiça.

A imagem do bebê passou a ser propagada de forma viral nas redes sociais e Ministério Público determinou que Facebook exclua as imagens em 24 horas.