refis

Instabilidade global da Cloudflare tira do ar sites e redes sociais nesta terça

Avatar photo
Falha em sistema autônomo na Bolívia causou o corte de conexão para usuários, mesmo com servidores de origem intactos.

LEIA TAMBÉM

A Cloudflare, plataforma que oferece suporte de segurança e otimização de performance na internet, passa por instabilidade nesta terça-feira (18). Redes sociais e sites, que dependem do serviço, não carregam para os usuários. 

Gustavo Torrente, professor de Novas Tecnologias da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), explica que a função primordial da ferramenta é atuar como um “meio de campo”. “Ela acelera o carregamento dos sites e, ao mesmo tempo, oferece uma camada de proteção contra invasões”, afirma o especialista.

Na prática, quando alguém acessa um site ou aplicativo, a conexão passa primeiro pelos servidores da Cloudflare espalhados pelo mundo. Eles filtram o tráfego malicioso e entregam o conteúdo a partir do ponto mais próximo da sua casa, garantindo velocidade.

Quando esse “porteiro” falha, a conexão é cortada, e o site aparece como fora do ar para o usuário final, apesar dos seus servidores de origem estarem intactos. 

Falha no sistema

A empresa americana encontrou problema que causou falha no sistema às 10h09 (horário de Brasília), quase duas horas após confirmar que servidores estavam instáveis.

Em seu site, a Cloudflare apontou que o problema aconteceu em um sistema autônomo localizado no departamento de Santa Cruz, na Bolívia, e disse que vai fornecer mais informações sobre o caso assim que possível.

Notícia Anterior

POLÍTICA
STF publica nesta terça acórdão do julgamento de Bolsonaro

Próxima Notícia

PROGRAMA MÃOS AMIGAS
Presidiários do Paraná auxiliam na reconstrução de cidade devastada por tornado

VOCÊ VIU?