telemedicina

Sem pandemia: governo de Três Barras abre licitação para compra de “guloseimas” para eventos

Avatar photo

Justificativa é que os lanches, doces e salgadinhos são para \’eventos organizados pelo município\’. Imagem ilustrativa.

Em Três Barras, ou não há pandemia ou o governo está muito confiante que ela vá acabar em breve. Uma publicação no Diário Oficial dos Municípios (DOM) de ontem (9), informa que o governo municipal abriu licitação para compra de lanches, doces e salgadinhos, destinados aos \”Encontros da Melhor Idade, Reuniões e Eventos Organizados pelo Município\”, entre outros.

A licitação, na modalidade Pregão Presencial, é para aquisição de pelo menos 60 mil unidades das guloseimas.

Quanto a encontros da melhor idade, nem há muito que se falar. Um decreto municipal já recomenda o isolamento domiciliar a toda pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos visando restringir a circulação e evitar a disseminação do vírus SARS-CoV-2, visto que a população idosa é mais vulnerável. Se nem as aulas presenciais devem voltar este ano, os encontros da melhor idade muito menos.

Também estão proibidas qualquer realização de eventos que impliquem em reunião de público. 

Um adendo importante. No edital em questão, está a colocação que a aquisição dos lanchinhos, são para \”eventuais\” eventos. Diante desta situação, há de se deduzir que a pandemia está acabando em Três Barras e que a prefeitura já está se preparando para as comemorações, ou as guloseimas são para outros fins […].

Entre os itens listados, há o registro de preço para aquisição de 5.550 lanches (pastel, esfirra, pão com presunto), 250 bolos (recheados e confeitados), 750 tortas de requeijão, 40 mil salgadinhos (risoles, quibe, coxinha,etc), empadão de frango, bolo toalha felpuda, tortas diversas (requeijão, banana), folheados, empadão de frango, 1.000 lanches (tipo X-salada), refrigerantes, sucos naturais, entre outros. O valor ultrapassa R$ 200 mil reais.

Recentemente o Ministério Público do Ceará cancelou uma licitação de igual teor, em um município cearense. 

\”É absolutamente incoerente a aquisição de lanches para eventos e reuniões justamente quando este tipo de situação está proibido em razão da pandemia de Covid-19\” disse o órgão.

Segundo o promotor de Justiça daquela comarca, os expressivos gastos seriam incompatíveis com a situação financeira da prefeitura, que vive uma massiva perda de arrecadação e que a justificativa apresentada estava incompatível com as necessidades reais do Município. 

Parece que Três Barras não vive esse problema.  A licitação está marcada para acontecer às 09:00 horas do próximo dia 21 de setembro, no prédio da Prefeitura Municipal. 
Democraticamente, o Canoinhas Online cede espaço para o governo de Três Barras exercer seu direito de resposta.

Registro de preços é para aquisição de mais de 60 mil unidades, entre bolos confeitados, salgadinhos, tortas, lanches, sucos e refrigerantes.

Notícia Anterior

Moradores invadem terreno de frigorífico em Bela Vista do Toldo para fazer orações

Próxima Notícia

Carta compromisso do PSB de Canoinhas inclui reduzir em 50% a remuneração do vice-prefeito