Todos os alunos, independente de retornar ou não as aulas presenciais, seguem com atividades remotas. Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom |
Expirou na terça-feira (13), o prazo de suspensão de atividades presenciais na rede estadual de ensino em Santa Catarina.
Com isso, a autorização para o ensino presencial em escolas públicas e privadas não depende mais de uma data, mas sim de um processo: a homologação do plano de contingência da escola no Comitê Municipal e a região estar representada pelas cores amarelo (risco alto) e azul (risco moderado) no Mapa da Matriz de Risco para Covid-19 do Governo do Estado.
Caso tenham o plano de contingência homologado e estejam em regiões representadas pelas cores azul ou amarelo no mapa da matriz de risco para Covid-19, as escolas podem iniciar as atividades presenciais a qualquer momento.
As redes municipais e privadas têm autonomia para definir o formato pedagógico e as escalas dos estudantes para o retorno. Até a noite de quarta-feira (14), nenhuma escola havia validado o plano individual de retomada junto à rede estadual de educação.
Retorno de alunos à sala de aula a partir do dia 19 de outubro
Na rede estadual, as escolas devem começar a receber os alunos para o Apoio Pedagógico (aulas presenciais nas escolas, de reforço) a partir da próxima segunda-feira, 19.
\”Os responsáveis legais do estudante podem optar pela continuidade no regime de atividades não presenciais, mediante a assinatura de termo de responsabilidade junto à instituição de ensino na qual o estudante está matriculado.
O cronograma prevê a retomada gradual das atividades presenciais a partir dos alunos do terceiro ano, para aqueles que estavam com dificuldades para acessar as aulas remotas ou que não alcalçaram nota média nas atividades.
Os alunos do segundo ano devem ser incluídos na semana seguinte e assim sucessivamente, até chegar ao sexto ano do Ensino Fundamental.
Os alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual não devem ter atividades presenciais neste ano.
A exceção é na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que deve ter Apoio Pedagógico apenas para estudantes dos anos iniciais do fundamental.
Todos os alunos da rede estadual, independentemente da participação no Apoio Pedagógico Presencial, seguem em atividades remotas até o fim de 2020.
As equipes das escolas devem entrar em contato com os familiares dos alunos que serão chamados para participar do Apoio Pedagógico.