SMS recebido pelos catarinenses/Reprodução |
O Governo de Santa Catarina usou o serviço nacional de alerta de desasatres, com envio de mensagens por SMS para milhares de catarinenses, alertando para o risco alto de transmissão da Covid-19 neste feriadão. As mensagens começaram a ser enviadas na sexta-feira (30).
A reaceleração da pandemia no Estado coincidiu com o período após o feriadão de 12 de outubro, quando as cenas de aglomerações e desrespeito aos decretos estaduais de contenção da pandemia foram abundantes no Estado – especialmente no Litoral.
O resultado, 15 dias depois, são hospitais cancelando cirurgias sem urgência e as internações em UTI voltando a aumentar de forma preocupante.
O recado foi feito pelo Grupo de Trabalho de Fiscalização, que integra a Defesa Civil, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
No comunicado as entidades pedem que a população evite aglomerações e mantenha as medidas de segurança, como distanciamento social e uso de máscaras.
Covid-19 em SC
Mais 17 mortes e novos 1,8 mil casos de coronavírus foram confirmados pelo governo nas últimas 24 horas. Segundo o boletim divulgado na sexta-feira (30), o território catarinense contabiliza 256.356 pessoas diagnosticadas com Covid-19 desde o início da pandemia, sendo que 3.094 delas morreram em decorrência da doença.
Dos 1.482 leitos existentes no estado, 900 estão ocupados, sendo 225 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. No site do governo do estado, é possível ver a taxa de ocupação desses leitos na rede pública em cada hospital.