bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

BOPE de Santa Catarina: cemitério simbólico eterniza aqueles não conseguiram cumprir a missão

Avatar photo

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Sempre presente nos cursos de Operações Especiais do BOPE de Santa Catarina, o cemitério simbólico eterniza o fim da jornada para centenas de inscritos que não conseguiram cumprir a missão desde a primeira edição do curso, em 1995.

Mas sua simbologia é muito mais antiga. Remonta à década de 1940, quando o Curso de Treinamento Básico dos Comandos Britânicos, precursores das Operações Especiais na era moderna, passou a ser realizado no Castelo de Achnacarry, Escócia.

O voluntário chegava ao castelo pela estrada de ferro, desembarcando na estação de Spean Bridge e de lá ele tinha que caminhar cerca de 16 km.

No caminho, passava pelo cemitério onde estavam enterrados os soldados falecidos durante o treinamento, demonstrando as grandes dificuldade que os mesmos encontrariam. Nos 3 anos de existência do centro de treinamento em Achnacarry, 40 homens perderam a vida durante o treinamento.

Foram treinados cerca de 25.000 homens, muitos deles americanos (Rangers), franceses, belgas, noruegueses, poloneses, alemães (judeus) e holandeses que posteriormente lutaram nas campanhas contra a tirania nazista e fascista em diversos países dos continentes europeu, africano e asiático. 

Foto: BOPE Santa Catarina/Reprodução

Assim como a faca na caveira, as cruzes e o cemitério nos Cursos de Operações Especiais (COESP) também têm significado histórico e vínculo de pertencimento à doutrina de Operações Especiais.

O BOPE é uma unidade de elite da Polícia Militar de Santa Catarina, que é empregada em situações que envolvam maior grau de complexidade, a qualquer hora e em qualquer lugar do território catarinense. 

Uma das ocasiões em que o BOPE é acionado é quando se apresentam ocorrências que envolvam tomada de reféns e potenciais suicidas armados, oportunidade em que há o engajamento do grupo COBRA (Comando de Operações, Busca, Resgate e Assalto). 
FACA NA CAVEIRA

Muitos acreditam que esse símbolo é uma apologia à morte, mas o significado é o contrário: Vitória sobre a Morte!

Uma das histórias mais usadas para explicar esse símbolo remete à Segunda Guerra Mundial.

Depois da tropa inglesa invadir um QG alemão, dentro do gabinete nazista foi encontrado um crânio. O Comandante da tropa britânica então cravou seu punhal no objeto macabro, simbolizando que, naquele momento, a VIDA (exército inglês) venceu a MORTE (exército alemão).

Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina