telemedicina

Estudantes e professores do IFSC desenvolvem projeto para a Apoca de Canoinhas

Avatar photo
Equipe do projeto trabalha de forma remota, com reuniões por webconferência. Foto: Divulgação

Criada em 1998, a Apoca (Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região) conta hoje com mais de três mil pacientes cadastrados, de seis municípios da região do Planalto Norte: Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Papanduva e Irineópolis.

Por mês, são realizadas uma média de quatrocentos atendimentos nas diversas áreas de atuação, como assistência jurídica, acompanhamento de evolução médica, atendimento multidisciplinar com assistente social, nutricionista e psicóloga e fornecimento de auxílio para aquisição de medicamentos e alimentos, entre outras ações.

Ao constatar a dificuldade de gerenciamento de todos os serviços e informações por planilha eletrônica, ainda mais com o número crescente de usuários, o gestor da Apoca, Adam Slabadack, e também acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSC Câmpus Canoinhas, decidiu levar a demanda da Apoca para professores e colegas do curso, que submeteram o projeto.

“Esta é apenas uma das necessidades da associação, que também carece de sistemas para gerenciamento de estoque e controle financeiro. Por isso, o sistema proposto neste projeto será um módulo de um sistema maior, que será desenvolvido a partir da execução de outros projetos no futuro”, conta o estudante, que atuou como voluntário de projeto na Apoca por mais de um ano, até ser contratado como gestor da entidade em junho deste ano.

Sistema on-line de gerenciamento
Se depender de estudantes e professores do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSC, o controle por planilha eletrônica dos pacientes atendidos pela Apoca está com os dias contados. A equipe está desenvolvendo um sistema de gerenciamento on-line para a associação.

“O sistema consistirá numa aplicação web que poderá ser acessada a partir de um navegador de qualquer dispositivo conectado à internet”, explica professor Denilson Fagundes Barbosa, que coordena o projeto junto com o professor Alexandre Augusto de Abreu.

“A proposta é possibilitar um controle mais efetivo e ágil dos atendimentos realizados pela Apoca, melhorar a qualidade e a assertividade dos processos e centralizar os dados sobre histórico e o quadro evolutivo dos pacientes atendidos”, comenta  Adam Roger Slabadack, que levou a demanda para o IFSC.

“Esta é apenas uma das necessidades da associação, que também carece de sistemas para gerenciamento de estoque e controle financeiro. Por isso, o sistema proposto neste projeto será um módulo de um sistema maior, que será desenvolvido a partir da execução de outros projetos no futuro”, conta o estudante e gestor.

Para o desenvolvimento do sistema, alunos bolsistas e voluntários estão trabalhando de forma remota, com reuniões por webconferência, desde o final de março.

Coordenada pelos professores Denilson e Alexandre, a equipe do projeto é formada pelos alunos bolsistas Daniel Wzoreck e Eduardo Henrique de Oliveira e pelos estudantes voluntários Mateus Ferreira de Souza, Tiago da Silveira Padilha, Bruno Perdoná e Maher Ben David Ramos Daoud, além do próprio Adam.

Câmpus Canoinhas desenvolve sistema on-line de gerenciamento para associação de pacientes oncológicos.

Notícia Anterior

“Quem quer ir numa pipoca dessa”? diz Bolsonaro em discurso sobre retomada do Turismo

Próxima Notícia

Produtos ilícitos para narguilé são encontrados em veículo próximo ao portal de Canoinhas