iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Estudantes e professores do IFSC desenvolvem projeto para a Apoca de Canoinhas

Avatar photo

Equipe do projeto trabalha de forma remota, com reuniões por webconferência. Foto: Divulgação

Criada em 1998, a Apoca (Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região) conta hoje com mais de três mil pacientes cadastrados, de seis municípios da região do Planalto Norte: Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Papanduva e Irineópolis.

Por mês, são realizadas uma média de quatrocentos atendimentos nas diversas áreas de atuação, como assistência jurídica, acompanhamento de evolução médica, atendimento multidisciplinar com assistente social, nutricionista e psicóloga e fornecimento de auxílio para aquisição de medicamentos e alimentos, entre outras ações.

Ao constatar a dificuldade de gerenciamento de todos os serviços e informações por planilha eletrônica, ainda mais com o número crescente de usuários, o gestor da Apoca, Adam Slabadack, e também acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSC Câmpus Canoinhas, decidiu levar a demanda da Apoca para professores e colegas do curso, que submeteram o projeto.

“Esta é apenas uma das necessidades da associação, que também carece de sistemas para gerenciamento de estoque e controle financeiro. Por isso, o sistema proposto neste projeto será um módulo de um sistema maior, que será desenvolvido a partir da execução de outros projetos no futuro”, conta o estudante, que atuou como voluntário de projeto na Apoca por mais de um ano, até ser contratado como gestor da entidade em junho deste ano.

Sistema on-line de gerenciamento
Se depender de estudantes e professores do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSC, o controle por planilha eletrônica dos pacientes atendidos pela Apoca está com os dias contados. A equipe está desenvolvendo um sistema de gerenciamento on-line para a associação.

“O sistema consistirá numa aplicação web que poderá ser acessada a partir de um navegador de qualquer dispositivo conectado à internet”, explica professor Denilson Fagundes Barbosa, que coordena o projeto junto com o professor Alexandre Augusto de Abreu.

“A proposta é possibilitar um controle mais efetivo e ágil dos atendimentos realizados pela Apoca, melhorar a qualidade e a assertividade dos processos e centralizar os dados sobre histórico e o quadro evolutivo dos pacientes atendidos”, comenta  Adam Roger Slabadack, que levou a demanda para o IFSC.

“Esta é apenas uma das necessidades da associação, que também carece de sistemas para gerenciamento de estoque e controle financeiro. Por isso, o sistema proposto neste projeto será um módulo de um sistema maior, que será desenvolvido a partir da execução de outros projetos no futuro”, conta o estudante e gestor.

Para o desenvolvimento do sistema, alunos bolsistas e voluntários estão trabalhando de forma remota, com reuniões por webconferência, desde o final de março.

Coordenada pelos professores Denilson e Alexandre, a equipe do projeto é formada pelos alunos bolsistas Daniel Wzoreck e Eduardo Henrique de Oliveira e pelos estudantes voluntários Mateus Ferreira de Souza, Tiago da Silveira Padilha, Bruno Perdoná e Maher Ben David Ramos Daoud, além do próprio Adam.

Câmpus Canoinhas desenvolve sistema on-line de gerenciamento para associação de pacientes oncológicos.