O vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, foi indiciado pela Polícia Civil por dano ao patrimônio público após ser apontado como o responsável por colocar um prego no pneu de um carro oficial utilizado pela prefeita Carmen Zanotto (Cidadania). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14).
De acordo com a investigação, o ato ocorreu em maio e foi registrado por câmeras de segurança. As imagens mostram que Jair foi a única pessoa a se aproximar do veículo no dia da ocorrência.
Um laudo pericial confirmou que o prego foi fixado intencionalmente no pneu. O inquérito foi concluído e encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no dia 30 de maio.
O processo tramita em segredo de Justiça, e até o momento o MP ainda não apresentou denúncia formal.
Além do indiciamento, Jair Júnior também é réu em um processo penal por violência doméstica. Ele chegou a ser preso em março deste ano, o que levou organizações de direitos humanos a pedirem seu impeachment.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
No entanto, essa ação penal foi anulada pelo Poder Judiciário, que entendeu que o processo se baseou em legislação aplicável apenas a prefeitos. A decisão cabe recurso.
Apesar da anulação de uma das ações, Jair se tornou réu novamente em abril, em uma nova ação penal por violência doméstica, dessa vez relacionada a uma ex-namorada.
Segundo o MPSC, a denúncia inclui acusações de duas lesões corporais, cárcere privado, perseguição e invasão de dispositivo de informática.
A defesa do vice-prefeito contestou a divulgação da denúncia, argumentando que o processo corre sob sigilo e que os fatos narrados ainda serão debatidos judicialmente.