bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Temporal deixa estragos e desabamento no norte de Santa Catarina

Avatar photo

Enxurrada causa desabamento em Rio Negrinho. Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A chuva causou transtorno em alguns municípios do norte de Santa Catarina, entre a tarde e início da noite de quinta-feira (7).

Em Joinville, várias ruas ficaram alagadas e veículos ficaram parcialmente cobertos pela água. Algumas residências ficaram sem energia após queda de uma árvore sobre fiação elétrica pública.

Em Rio Negrinho, houve queda de barreira no km 132 da BR-280. O município de Araquari também registrou vários pontos de alagamento após o temporal. Também em Rio Negrinho, o Corpo de Bombeiros foi acionado para ocorrência de desabamento e averiguação de estrutura colapsada no bairro Quitandinha, por volta das 20h40.

A parede de divisa de terreno que não suportou a pressão da terra encharcada pela enxurrada, vindo a romper o fundamento, atingindo o terreno do vizinho, afetando também a estrutura das paredes da residência.

Foi acionado a Defesa Civil Municipal, que após avaliar a situação resolveu abrir uma vala com a retroescavadeira na frente da residência para evitar que uma nova enxurrada viesse a agravar ainda mais a estrutura da residência. Não houve feridos.

Há ainda um alerta para fortes chuvas o risco de deslizamentos nesta sexta (8).  A Defesa Civil orienta que a população fique atenta a inclinação de postes e árvores e a qualquer movimentação de terras ou rochas próximas às residências.