iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Dive confirma morte de 17 macacos por febre amarela no estado

Avatar photo
Mortes dos animais sinalizam por onde o vírus está circulando.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), confirmou mais 17 mortes de macacos por febre amarela em Santa Catarina. Os registros aconteceram nos municípios de São Martinho (1), Campo Belo do Sul (10), São José do Cerrito (5) e Lages (1). No total, o estado já contabiliza 56 macacos mortos pela doença em 2021.

Os macacos vivem no mesmo ambiente que os mosquitos transmissores da doença (Haemagogus e Sabethes) e por isso, são as primeiras vitimas da doença.

Eles sinalizam por onde o vírus está circulando. Por isso, é tão importante que a população comunique à Secretaria Municipal de Saúde quando um macaco morto ou doente é encontrado.

A vacina é a melhor maneira de prevenir a febre amarela. Todos os moradores de Santa Catarina, a partir dos nove meses de idade, devem ser vacinados contra a doença. A dose está disponível nos postos de saúde.

A febre amarela é doença infecciosa febril aguda. Os principais sintomas são: início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal e icterícia (pele amarelada). Ao apresentar algum sinal ou sintoma, é importante procurar atendimento médico.