fesmate

telemedicina

Agricultores de Canoinhas iniciam experimentos para produção de cereais de inverno

Avatar photo
A intenção é ocupar as lavouras também no inverno, trazendo uma alternativa de renda para os produtores.

Focada em aumentar a produção de cereais de inverno no estado, a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), iniciou os experimentos para o cultivo de trigo, triticale e centeio em cinco regiões catarinenses. A intenção é avaliar quais são os melhores cultivares e como eles se adaptam em diferentes condições de solo e clima.

O experimento com cereais de inverno faz parte do Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno Destinados à Produção de Grãos e as áreas foram implantadas nos municípios de Chapecó, Canoinhas, Rio do Sul, Turvo, Jacinto Machado e Campos Novos, onde serão avaliados cerca de 30 cultivares em diferentes solos e climas.

A ação conta com o apoio da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense (Coopersulca) e Cooperativa Agroindustrial Cooperja.

O objetivo é identificar quais materiais se comportam melhor em cada região e, no próximo ano, os pesquisadores irão avaliar a possibilidade de antecipar a época de plantio – viabilizando o cultivo de soja após a colheita do trigo.

Sobre o projeto de incentivo

A Secretaria de Estado da Agricultura está investindo R$ 5 milhões para apoiar os produtores que apostarem no cultivo de trigo, triticale, centeio, aveia e cevada ainda nesta safra.

Com o Projeto, a Secretaria da Agricultura dará uma subvenção de R$ 250,00 por hectare efetivamente plantado com cereais de inverno, num limite de 10 hectares por produtor. A intenção é ampliar em 20 mil hectares a área cultivada em todo o estado já na safra 2020/2021.

Importância de investir na produção de cereais de inverno

Santa Catarina é um dos maiores importadores de milho do Brasil. Todos os anos mais de quatro milhões de toneladas do grão são importados de outros estados e países para abastecer a cadeia produtiva catarinense.

A intenção da Secretaria da Agricultura é ocupar as lavouras também no inverno, trazendo uma alternativa de renda para os produtores e mais competitividade para a cadeia produtiva de carnes.

Notícia Anterior

ACIDENTE
Motociclista tem ferimentos graves ao colidir contra caminhão, em Major Vieira

Próxima Notícia

DIREITOS
Pais divorciados poderão registrar nomes de solteiros na certidão dos filhos