Dados do Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado mostram que, na última quinzena, Santa Catarina registrou expansão da área de estiagem, principalmente no Oeste e Meio-Oeste.
De acordo com o documento, 15 municípios estão em estado crítico frente à seca. No último relatório apresentado em abril, havia 11 cidades neste patamar.
Entre os municípios em estado crítico de abastecimento devido à estiagem estão: Abdon Batista; Águas Frias; Anchieta; Bom Jesus do Oeste; Chapecó; Concórdia; Coronel Martins; Descanso; Dionísio Cerqueira; Guaraciaba; Monte Carlo; Planalto Alegre; São Miguel da Boa Vista; São Miguel do Oeste e Zortéa.
POUCA CHUVA
A primeira quinzena do mês de maio deve ser marcada por baixos volumes de precipitação, no geral. No litoral, os volumes tendem a ser maiores devido a passagem de uma frente fria que deve provocar chuva mais concentrada na faixa leste. A chuva ocorre de forma mal distribuída e os maiores
Entre os dias 13 e 21 de maio ainda deve ser de menores acumulados de chuva no Estado.
A previsão para o trimestre maio, junho e julho é de precipitação abaixo da média para Santa Catarina, principalmente nas regiões entre os Planalto Norte e Sul, e do Meio Oeste ao Extremo Oeste
“O agravamento da situação de estiagem acontece devido aos baixos volumes de precipitação nos últimos dois meses, principalmente no interior. E as perspectivas de chuva para os próximos meses indicam um período ainda mais seco no trimestre. Com a piora nos estados de criticidade, persiste a estiagem prolongada em Santa Catarina”, afirma o secretário da Sema, Leonardo Ferreira.
O Boletim Hidrometeorológico Integrado é um estudo quinzenal, coordenado pela SDE, por meio da Sema, juntamente com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e outras agências reguladoras do Estado.
Recomendações
• Evite banhos demorados;
• Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;
• Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
• Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;
• Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada e o quintal de sua casa;
• Não lave o carro durante a estiagem. Caso precise, use balde e pano para lavar o carro em vez de mangueira;
• Use regador para molhar as plantas no lugar de mangueira;
• Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;
• No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa;
• Mantenha a válvula de descarga regulada, e conserte imediatamente vazamentos.