Um golpe utilizado por estelionatários está causando dor de cabeça em proprietários de estabelecimentos comerciais, lanchonetes, motoboys e até mesmo na Polícia Militar de Santa Catarina. Em Canoinhas, o 3º BPM foi alvo de golpistas essa semana.
Em um grupo de WhatsApp, destinado a imprensa, a PM informou que foram efetuadas duas entregas no batalhão, no mesmo dia, de pedidos feitos supostamente pelo “Coronel Siqueira”.
“Informamos e solicitamos que divulguem que é golpe. Não está sendo solicitado nenhum tipo de encomenda”, informou a assessoria do 3º BPM de Canoinhas. Neste caso, foram entregues dois botijões de gás que não foram solicitados.
COMO FUNCIONA O GOLPE
O golpe consiste em um farsante ligar para um estabelecimento, identificando-se como policial e encomendar um produto (lanches por exemplo).
Na sequência, em uma nova chamada, pede para que o próprio estabelecimento entre em contato para avisar que o pedido está a caminho.
Durante o segundo contato ele solicita por uma recarga de crédito, sob o pretexto de que estaria sem internet. O pagamento seria realizado junto com a entrega do produto.
Ao chegar nos batalhões, os entregadores descobrem que na verdade haviam recebido um trote e foram vítimas de um golpe. Neste caso, ao chegarem no batalhão de Canoinhas, descobriram que não existe nenhum Coronel Siqueira e nenhum pedido de gás foi feito.
Em um dos casos, a empresa de entrega de gás acabou fazendo uma recarga de crédito de R$ 100 para o estelionatário, acreditando que a ligação fosse mesmo de um Coronel da Polícia Militar.
A PM recomenda aos estabelecimentos que trabalham com entrega que sempre desconfiem de clientes que usam o nome da Polícia Militar ou de qualquer outra instituição e, principalmente, pedem por créditos para celular.