A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde de terça-feira (21) que foi realmente um tornado que causou os fortes ventos que atingiram a cidade de Seara, no Oeste catarinense, por volta das 20h de segunda-feira (20).
Foi identificada uma supercélula com características tornádicas sobre o município. Este é o segundo tornado registrado em uma semana na região oeste catarinense.
O fenômeno, capaz de arremessar um carro, arrancou árvores e derrubou postes. Moradores registraram imagens de várias localidades atingidas pelo tornado.
A força do vento provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversas comunidades do interior. Algumas casas foram destelhadas. Na cidade também houve destelhamentos, queda de árvores e falta de luz.
O bairro mais atingido foi o Garghetti, onde houve incêndio na rede elétrica, por conta de um raio, e destelhamentos.
A região Oeste de Santa Catarina teve também registros de chuva de granizo na manhã de terça-feira (21). As pedras de gelo quebraram o para-brisa do carro de um padre, na cidade de Bom Jesus.
O diácono Diego Isotton, que trafegava na SC-155, próximo ao Rio Chapecozinho, por volta das 7h, viu o vidro do veículo da Paróquia trincar em diversos pontos com a força das pedras. O padre seguia em direção a Chapecó mas precisou voltar em razão do mau tempo.
As pedras da chuva se acumularam nas rodovias e carros e caminhões precisaram parar nas margens da estrada. O município decretou situação de emergência.
Um possível terceiro tornado, na região de Irani na manhã de terça-feira (21), está sendo investigado.
Previsão do tempo
Nesta quarta-feira (22), há o início astronômico da primavera. A previsão é que as temperaturas fiquem baixas ao amanhecer. Há possibilidade de que as primeiras horas da manhã registrem 2°C na Serra catarinense. Também existe a previsão de geada para esta região.
Contudo, durante o período da tarde, as temperaturas sobem e pode fazer 28°C em algumas regiões. A combinação do calor e umidade favorece a condição de pancadas de chuva isoladas entre o oeste e planaltos. Estas pancadas podem virm em formas de temporais, com rajadas de vento e eventual queda de granizo.