Uma menina de 7 anos foi encontrada inconsciente na piscina de casa depois de ficar com o cabelo preso no sugador de água na tarde de sábado (20) em Laguna, no litoral catarinense.
Familiares encontraram a criança submersa e inconsciente. Os bombeiros foram chamados para o atendimento por volta das 15h, pela família da criança.
Quando os socorristas chegaram na residência a menina já tinha sido retirada da água.
“Inicialmente ficou inconsciente, mas a família fez os primeiros procedimentos e quanto a equipe chegou ela tinha recuperado a consciência. Foi, então, conduzida para avaliação no hospital, mas depois soubemos que ela ficou bem”, disse o major.
No último dia 15, um menino de apenas 1 ao e 9 meses, morreu afogado na piscina da casa da família, em Corupá. Henrique Pierry Hackbarth teve parada cardiorrespiratória e foi encaminhado ao pronto atendimento municipal.
Os socorristas tentaram reanimar a vítima durante uma hora. O óbito foi constatado pelo médico do pronto socorro.
No início de novembro, uma menina de 10 anos também morreu afogada na piscina da própria casa em Faxinal dos Guedes, no Oeste catarinense. A prefeitura da cidade divulgou, após o acidente, que o cabelo da criança teria sido sugado na piscina. A informação não foi confirmada pelos bombeiros e um boletim de ocorrências foi feito para investigar o caso.
O Corpo de Bombeiros alerta para a importância de permitir que as crianças entrem nas piscinas de casa somente com supervisão de adultos. Confira os cuidados abaixo.
- Instalar dispositivos de proteção nas áreas de piscinas.
- Instalar aparelhos de segurança em ralos e sugadores.
- Em áreas de uso comum, entrar somente com a presença de guarda-vidas.