Na tarde deste domingo (19), policiais militares apreenderam várias embalagens de cocaína, um torrão de maconha, uma balança de precisão e vários pinos plásticos utilizado para armazenamento e comércio da droga.
A ação aconteceu no bairro Alto das Palmeiras em Canoinhas e um adolescente foi apreendido.
A Polícia Militar destaca que é a segunda vez essa semana que o jovem, de 16 anos, é apreendido suspeito de tráfico de drogas.
No início da semana ele foi flagrado com cocaína, um comprimido de Ecstasy e maconha, além de instrumentos para fracionar droga com resquícios da mesma e uma balança de precisão, sendo conduzido a Delegacia de Polícia Civil.
CERTEZA DA IMPUNIDADE
O artigo 172, do Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê que o adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será imediatamente encaminhado para a autoridade policial competente.
A autoridade a que se refere o artigo é o Delegado de Polícia que, ao tomar ciência dos fatos, deve deliberar de acordo com sua convicção jurídica, atuando como um operador do Direito e garantidor dos direitos fundamentais do menor envolvido no caso.
O Delegado de Polícia depara-se constantemente com casos em que adolescentes estão envolvidos com o tráfico de drogas. Há menores infratores que antes mesmo de completarem dezoito anos de idade, já possuem diversas passagens por um plantão policial, sendo que a impunidade os leva a fazer do tráfico de drogas um meio de vida.
Alguns infratores chegam até a rir dos policiais envolvidos na ocorrência, pois sabem que, na maioria dos casos, vão sair da Delegacia de mãos dadas com os pais.
Sendo assim, é impossível negar a repercussão social gerada nesses casos, uma vez que a impunidade do menor infrator acaba servindo de estímulo para a prática do crime, fortalecendo ainda mais o comércio das drogas ilícitas.