Com a proximidade das festas de final de ano, uma preocupação com os cachorros vem à tona: o impacto com a explosão de fogos de artifício. Tremedeira, choro, latido, vômito e agitação: é de partir o coração ver um cachorro com medo de fogos.
Embora usados para as mais diversas celebrações e encham os olhos com a sua beleza, muitos cães não curtem e não acham nada divertido. Com os gatos não é diferente, nos bichanos a audição é duas vezes mais eficiente que a nossa.
Estudos mostram que os cães são capazes de escutar barulhos a uma distância até quatro vezes maior do que nós conseguimos ouvir. Imagine então o barulho de fogos.
E pior, o barulho pode provocar uma série de consequências negativas aos animais, desde ferimentos até a morte. Há também o risco de fuga, por isso é importante identificar o seu amigo de quatro patas se precisar localizá-lo depois. Uma fitinha ou coleira com seu númereo de telefone é o ideal.
Muito medo
De acordo com os veterinários, os fatores que podem explicar a agitação dos cães são o medo de barulho e a alta capacidade auditiva. Entre as consequências estão a parada cardíaca e convulsão.
Se o animal já sofre de alguma doença, fica tão estressado que a chance dele sofrer alguma crise aumenta.
E o que fazer para ajudar o cachorro com medo de fogos?
A primeira dica para acalmar o cachorro com medo de fogos é ficar calmo e encarar a situação numa boa. Lembre-se que eles são capazes de te sentir. Ou seja, nada de pânico ou estresse para não aumentar o temor dele. Então, abra o seu champanhe e passe a mensagem para o seu amigo de quatro patas que está tudo bem.
Diante de um cachorro com medo de fogos, qualquer ato negativo só irá piorar a situação. Por isso, não o obrigue a fazer nada que não queira e não o reprima. Permita que ele faça o que o deixa mais confortável, como se esconder, por exemplo.
Uma ótima saída para contornar a questão é entreter o cachorro com medo de fogos. Faça carinho, use brinquedos e petiscos durante a ocasião.
Para os cachorros que são acostumados a ir no veterinário, alguns cuidados que podem ser tomados. É possível utilizar uma medicação para acalmar o animal durante os períodos nos quais ele ficará exposto aos sons que tem medo.
Entretanto, somente um veterinário é capaz de avaliar a necessidade e prescrever algum medicamento para esse fim. Nunca dê remédios aos cachorros sem a prescrição médica.
Truque com algodão
Algodão nos ouvidos dos cães e locais fechados podem evitar danos. Pode ser colocado tufinho de algodão dentro dos ouvidos, bem apertado mesmo [para] reduzir a entrada desse ruído. Você também pode deixar seu cão ou gato em um ambiente mais fechado.
Além disso, para tranquilizar os animais, medicamentos fitoterápicos como calmantes naturais, podem ser usados sob receita de um veterinário.
Faixa para cachorro com medo de fogos
Você já ouviu falar na faixa para cachorro com medo de fogos? Conhecida como Tellington Touch (TTouch), a técnica consiste em passar uma atadura em alguns pontos do corpo do seu cãozinho para que ele se sinta mais seguro.
As compressões nesses lugares específicos funcionam como uma espécie de terapia. Além de acalmar o cachorro com medo de fogos, ainda o distrai do problema.
Para essa solução, você pode usar uma faixa, bandagem ou um pano, posicionando conforme mostra a imagem abaixo:
Atente-se em deixar a faixa firme. É isso que irá fazer o cachorro com medo de fogos se sentir mais seguro. Deixá-la frouxa não traz resultados.
E tome cuidado para não apertar demais para evitar riscos à circulação sanguínea do animal. E quando der o nó, deixe-o na lateral do corpo do cãozinho, nunca sobre a coluna!
Recomendações para usar a faixa para cachorro com medo de fogos
- Teste antes: em geral, a faixa para cachorro com cachorros com medo de fogos funciona bem. No entanto, há cães que não se adaptam. Por isso, é fundamental experimentar e observar como o animal reage. Se ele tentar tirar ou parecer desconfortável, é melhor desistir da técnica. Isso só o deixará ainda mais estressado.
- Momentos comuns: embora a técnica tenha a finalidade de acalmar cachorros com medo de fogos, ela não será tão benéfica se utilizada somente quando o show começar. O peludo pode associar a TTouch como a causadora de seu próprio temor, e o método irá por água abaixo. Por isso, utilize a faixa para cachorro com medo de fogos também em momentos comuns.
- 30 minutos antes: assim como a recomendação anterior, o ideal é colocar a faixa para cachorro com medo de fogos antes do show começar. Se possível, cerca de 30 minutos antes já é o suficiente para que o efeito seja positivo.
- Petiscos e carinho: não se esqueça de oferecer petiscos e muito carinho ao final. 🙂