O novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado hoje (25) alerta para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças.
No documento, veiculado semanalmente pela fundação para acompanhar casos no país, a Fiocruz alertou que, desde a primeira semana de fevereiro até 19 de março, o número de casos da doença passou de aproximadamente 970 para cerca de 1.870 por semana entre crianças de 0 a 4 anos. Um aumento de 77%.
Entre as crianças de 5 a 11 anos, o aumento na média foi de 216%, passando de 160 casos semanais para uma média estimada em 506 casos semanais.
O aumento, segundo a Fiocruz, coincide com o período de retomada o ano letivo nas escolas. A maior parte dos casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de covid-19, entre as crianças de 5 a 11 anos.
Entre as crianças de 0 a 4 anos, houve aumento dos casos associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pertence ao gênero pneumovírus e é um dos principais agentes de infecção aguda nas vias respiratórias em crianças pequenas.
O vírus pode afetar os brônquios e os pulmões e é responsável pela bronquiolite aguda e pneumonia.