telemedicina

Ciclone extratropical já provocou deslizamentos e duas mortes em SC

Avatar photo
Segundo a Defesa Civil, pode chover mais do que o equivalente a todo o esperado para o mês de maio em quatro dias, ganhando força nesta terça e quarta-feira (4) em todas as regiões.

A chuva persistente registrada entre a noite de segunda-feira (2), e que seguiu durante todo o dia desta terça-feira (3), deixou ruas alagadas e provocou deslizamentos de terra em ao menos 11 cidades de Santa Catarina. 

Em São Joaquim, na Serra catarinense, dois homens morreram nesta terça em um caso relacionado às fortes chuvas que atingem a região, de acordo com a Defesa Civil.

Os dois foram encontrados em um carro que estava dentro de um rio. A cidade também teve outros prejuízos relacionados à chuva.

O Corpo de Bombeiros Militar foi chamado às 14h34. As vítimas estavam no interior do município, na localidade conhecida como São Paulo Velho. O carro estava dentro do rio Rondinha, conforme a Defesa Civil. Ainda não há identificação dos corpos.

Capital catarinense nesta terça-feira (3). Foto: Defesa Civil de Florianópoli/Divulgação

No sul do Estado, região mais atingida pelas chuvas intensas e volumosas, uma escola no município de Orleans precisou ser interditada na manhã desta terça-feira (3) após um barranco em uma área no fundo dela ter cedido, o que deixou parte da estrutura do prédio exposta.

Deslizamento em terreno no fundo de escola em Orleans. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Outras cidades do Estado também têm registrado deslizamentos, alagamentos e inundações relacionadas às intensas e volumosas chuvas, que são causadas por um ciclone extratropical. O fenômeno é comum em Santa Catarina no inverno e em períodos de transição, caso do outono.

O tempo só deve melhorar a partir de sexta-feira, onde o dia deve ser de sol e poucas nuvens por conta da atuação de uma massa de ar frio, que deixará as temperaturas mais baixas, principalmente na madrugada. Mínimas devem ser abaixo de 7ºC no Planalto Norte, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí.

A Defesa Civil do Estado segue em alerta para ações de intensificação do monitoramento e preparação das equipes para acionamento, a fim de prestar apoio para gerenciamento de crises em possíveis desastres geológicos, meteorológicos e hidrológicos.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Caminhoneiro envolvido em acidente disse não saber que tinha batido em ônibus

Próxima Notícia

ET PATER FILIUM
Uma a uma, Justiça vai indeferindo liminar de habeas corpus