Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, o Conselho de Administração da Petrobras deu sinal verde para o aumento de combustível.
O reajuste será para diesel (14,2%) e gasolina (5,2%). O aumento será anunciado nesta sexta (17), e valerá a partir da próxima semana.
Segundo pessoas que participaram da reunião, o presidente do conselho de administração, Márcio Weber, relatou que recebeu um ofício do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, sobre um possível programa de subvenção ao diesel e propôs que a estatal aguardasse até segunda-feira para tomar uma decisão.
José Mauro Coelho, presidente da Petrobras, argumentou que a empresa já havia esperado pela aprovação da redução do ICMS no Congresso e que não é possível esperar mais.
Em live transmitida pelas redes sociais no início da noite desta quinta, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre os preços dos combustíveis da Petrobras.
Disse que “a gente espera que a companhia não faça a maldade de reajustar os combustíveis.” Afirmou ainda que a Petrobras está rachando de ganhar dinheiro” e que, na semana que vem, “a gente espera trocar o presidente da empresa”.
Na última terça-feira o governo federal se reuniu com executivos da estatal para pressionar pela manutenção dos valores dos combustíveis. Houve divergência entre os conselhos, mas a decisão de manter o poder da diretoria prevaleceu.