telemedicina

fesmate

Imagem de Santa fica intacta após incêndio em caminhão no MS

Avatar photo
Painel estava colocado na parte da frente do espaço de carga, em uma placa de metal. Motorista também não se feriu.

Uma carreta carregada com fardos de algodão pegou fogo, na manhã de quinta-feira (28), na BR-267, em Bataguassu (MS). Apesar das chamas terem consumido a parte de carga do veículo, um painel de Nossa Senhora Aparecida, que estava acoplado na carroceria, ficou intacto.

Painel acoplado ao semirreboque permaneceu intacto. Foto: Corpo de Bombeiros

O cabo do Corpo de Bombeiros, Jonathan Paulo Pinto, que atuou no combate às chamas, comentou que controlar fogo em algodão é complicado. “Nos chamou muita atenção que toda a carga foi queimada pelas chamas, além da carroceria do caminhão e a parte da imagem da Santa ficou intacta. Várias pessoas pararam para comentar e filmar”.

O motorista da carreta revelou que estava trafegando pela rodovia quando foi avisado por outro motorista que a carreta estava pegando fogo. Assim que foi avisado ele soltou o cavalo da carroceria, o que preservou a cabine. 

O doutor em Física e professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Dante Alighieri, comenta que o material utilizado na confecção da imagem pode explicar o porquê dela não ter incendiado. O profissional não analisou pessoalmente os materiais e aponta hipóteses do que pode ter ocorrido.

“Tudo indica que o incêndio foi de dentro para fora e o fogo não atingiu a imagem. Não sabemos do que é feita a imagem, e depende do produto químico utilizado. Existem produtos químicos que resistem ao fogo”, afirma.

Alighieri destaca que se o fogo foi de dentro para fora, pode-se entender que as labaredas de fogo não atingiram a imagem, ou então, que o calor não foi suficiente para danificar o material.

“Se a pintura for no metal, foi produzido com um produto químico de qualidade e o calor não alterou o material. Se for em uma lona, o calor que chegou até a lona não foi suficiente para danificar a imagem”, completa.

O motivo do início das chamas não foi identificado. O motorista não se feriu e o fogo também não chegou a atingir a cabine do veículo. Conforme o Corpo de Bombeiros da cidade, foram utilizados cerca de 600 mil litros de água para conter as chamas.

Notícia Anterior

MONKEYPOX
Vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro

Próxima Notícia

PLANALTO NORTE
Prefeitos da região assinam minuta da lei de inspeção municipal

VOCÊ VIU?