telemedicina

fesmate

Santa Catarina confirma 3 novos casos da varíola dos macacos

Avatar photo
OMS considerou doença ‘emergência global’. Brasil tem 592 casos confirmados.

No dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a varíola dos macacos (monkeypox) como “emergência global”, Santa Catarina confirmou mais três casos da doença, neste sábado (23).

As ocorrências foram em Florianópolis, com dois casos, e o outro em Joinville. Com os novos, o estado soma cinco registros.

A confirmação dos três casos foi da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). Na capital, os pacientes são dois homens de 30 e 31 anos. Eles não têm histórico de viagem, nem contato com outra pessoa suspeita.

Em Joinville, no Norte, o infectado também é do sexo masculino e tem 29 anos. A prefeitura detalhou que ele teve contato com um paciente em São Paulo há cerca de duas semanas.

Os três pacientes não necessitaram de hospitalização e são acompanhados, informou a Dive. Além dos casos desde sábado, os outros foram confirmados em 7 e 16 de julho na Grande Florianópolis.

São 20 casos notificados no Estado, sendo que onze foram descartados. Outros quatro permanecem em investigação.

O que é uma emergência de saúde global?

Segundo a OMS, trata-se de um “evento extraordinário”, que constitui risco de saúde pública por meio de disseminação internacional, e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada.

Notícia Anterior

ELEIÇÕES 2022
Paulinho Basílio vai disputar vaga na Alesc

Próxima Notícia

LUTO NO ESPORTE
Esposa morre após passar mal em velório de ex-jogador do Corinthians