Santa Catarina confirma 3 novos casos da varíola dos macacos

OMS considerou doença ’emergência global’. Brasil tem 592 casos confirmados.

No dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a varíola dos macacos (monkeypox) como “emergência global”, Santa Catarina confirmou mais três casos da doença, neste sábado (23).

As ocorrências foram em Florianópolis, com dois casos, e o outro em Joinville. Com os novos, o estado soma cinco registros.

A confirmação dos três casos foi da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). Na capital, os pacientes são dois homens de 30 e 31 anos. Eles não têm histórico de viagem, nem contato com outra pessoa suspeita.

Em Joinville, no Norte, o infectado também é do sexo masculino e tem 29 anos. A prefeitura detalhou que ele teve contato com um paciente em São Paulo há cerca de duas semanas.

Os três pacientes não necessitaram de hospitalização e são acompanhados, informou a Dive. Além dos casos desde sábado, os outros foram confirmados em 7 e 16 de julho na Grande Florianópolis.

São 20 casos notificados no Estado, sendo que onze foram descartados. Outros quatro permanecem em investigação.

O que é uma emergência de saúde global?

Segundo a OMS, trata-se de um “evento extraordinário”, que constitui risco de saúde pública por meio de disseminação internacional, e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada.

error: Conteúdo indisponível para cópia !!