fesmate

telemedicina

Tecnologia 5G deve chegar em Canoinhas só em 2026

Avatar photo
Outros municípios do Norte do Estado também deverão entrar só na última etapa do cronograma da Anatel.

O 5G começou a se tornar realidade no Brasil na semana passada, com o início da operação em Brasília. Após Brasília, as capitais serão as próximas cidades brasileiras a receber a tecnologia, a partir de 29 de agosto. Em Florianópolis, por exemplo, a expectativa é até o fim de setembro.

Em seguida, serão os municípios com mais de 500 mil habitantes, como Joinville. A cidade poderá ter acesso ao 5G a partir de 1º de janeiro de 2023, de acordo com o cronograma da Anatel. A prefeitura informou que Joinville está pronta para o 5G, com a legislação necessária aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito.

Na sequência, no Norte de SC, deve ser a vez de Jaraguá do Sul, a partir de 30 de junho de 2024, quando estão previstos os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Há possibilidade de cidades menores da região receberem a tecnologia antes do que Jaraguá do Sul e outros municípios maiores. Isso porque, a partir de 30 de junho do ano que vem, pelo menos 25% dos municípios até 30 mil habitantes do Brasil deverão receber o 5G, de acordo com as regras do leilão da Anatel.

Ainda não há informações de como será feita a escolha destas cidades, mas há 16 municípios no Norte de SC nessa faixa populacional e que podem ser incluídos antes.

O cronograma da Anatel não apresenta uma data específica para cidades entre 30 mil e 100 mil. Elas devem entrar na última etapa, a partir de 1º de 2026, caso não haja possibilidade de adiantar a implantação.

Entre elas, estão: São Bento do Sul, Mafra, Canoinhas, São Francisco do Sul, Guaramirim, Rio Negrinho, Araquari e Porto União.