O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse na sexta-feira (12), que as inovações no mercado financeiro devem fazer com que o cartão de crédito deixe de existir “em algum momento em breve”, devido ao avanço do sistema de open finance, através do qual clientes autorizam que dados financeiros sejam compartilhados com diferentes instituições.
Ao falar sobre inovação no mercado, como Open Finance e Pix, Campos Neto explicou que no futuro será possível ter uma plataforma no celular que junte todas as informações financeiras de cada pessoa, inclusive permitindo pagamentos. Com essa possibilidade, o cartão de crédito não seria mais necessário.
Ele declarou que cada pessoa terá um aplicativo “integrador” no celular. “Ninguém vai ter 5 aplicativos de bancos, que tem que entrar em um para fazer uma compra e depois entrar em outro… a gente tem o Open Finance justamente para isso. […] O integrador vai montar toda a sua vida financeira virtual e física no mesmo lugar”, declarou.
CONTRAPONTO
Em uma época em que o Pix (sistema de pagamentos instantâneos) se tornou popular — porém a maioria dos brasileiros desconhece ou nem tem acesso — o cartão de crédito ainda é uma das alternativas de pagamento mais usadas.
Em balanço divulgado no início deste mês pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos com cartões de crédito cresceram 36,5% no 1º semestre.
De acordo com a associação, foram movimentados R$ 1 trilhão no período. Brasileiros continuam usando mais o cartão em substituição a dinheiro, cheque e outros meios, buscando soluções como parcelamento sem juros, compras online, pagamento por aproximação, entre outros benefícios.
 
			




